Prefeitura de Belém cede autorização para a cooperativa CTC

 CTC

A Cooperativa de Transporte Complementar (CTC Integradas) iniciou, no último domingo (21), a operação da linha Paricás - São Brás. De forma experimental e em caráter emergencial, a linha foi autorizada após duas empresas que estavam responsáveis pela operação terem descontinuado o serviço durante o final de semana, o que gerou diversas autuações emitidas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB), e a imediata criação da nova linha. 

“A pedido do prefeito Edimilson Rodrigues e da Semob, iniciamos essa operação de transporte de forma imediata, com responsabilidade, para não deixar a comunidade do Paricás desassistida. Os moradores dessa área estavam sofrendo com o atendimento de transporte precários e com horários inviáveis. Um transporte de qualidade é mais do que uma necessidade e um direito do cidadão, é um dever do Estado”, disse Waldir Segundo, presidente da Cooperativa de Transporte Complementar (CTC Integradas). 

A cooperativa é formada por um grupo de operadores aptos para prestar um serviço de qualidade. A frota é nova, composta por quatro veículos microônibus que irão  proporcionar qualidade e conforto aos passageiros, com poltronas confortáveis, entradas de USB para carregamento de aparelho celular, entre outros diferenciais.   

A linha Paricás - São Brás começou a operar de forma semiexpressa, com pontos de parada ao longo de toda a avenida Augusto Montenegro e embarque e desembarque de passageiros na Avenida Almirante Barroso, exclusivamente nos seguintes pontos de parada: avenida Almirante Barroso antes das avenidas Tavares Bastos e Júlio César e antes das travessas Mauriti e Humaitá. Esse itinerário e os pontos de parada serão monitorados e avaliados pela equipe de fiscalização de transporte da Semob, para adequações que sejam necessárias para atender em especial a comunidade do Paricás. 

“A CTC Integradas, está cumprindo a solicitação do poder público de Belém, através de uma Ordem de Serviço em caráter emergencial, por entender que a população que mora no Residencial Quinta dos Paricás é a maior beneficiada. Destacamos o excelente posicionamento do prefeito Edmilson Rodrigues e sua competente equipe da Semob, que deram uma resposta rápida em prol da comunidade que utiliza o transporte público”, disse Manoel Teixeira, diretor superintendente e financeiro da CTC Integradas. 

Transportes - Somente na Região Metropolitana, existem aproximadamente 135 cooperativas que operam nas modalidades de transporte de passageiros, cargas, fluvial, intermunicipal e taxistas. Destas, apenas 63 estão ativas, operantes e registradas na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PA). 

O setor possui alta representatividade na prestação de serviços de transporte. De acordo com as lideranças do movimento, as cooperativas transportam 278.150 passageiros por dia, gerando 487 empregos diretos e uma média de pró-labore de R$ 1.950 por pessoa. 

“As cooperativas de transporte, que atuam há muitos anos no Estado, já eram conhecidas pela sociedade e, hoje, são cada vez mais reconhecidas pelo poder público. Essa conquista mostra um maior nível de amadurecimento do segmento, que passa a ser encarado não mais como irregular, mas sim, necessário”, conclui Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.