TRANSPRODUTOR amplia horizontes na pandemia


No mercado paraense há 10 anos, a Transprodutor decidiu ampliar os horizontes na prestação de serviços. Diante das limitações impostas pela pandemia, a cooperativa, que inicialmente atuava apenas no transporte escolar e de cargas, quer apostar, também, na criação e distribuição de peixes e camarão.

A maioria dos 400 cooperados espalhados pelo estado do Pará teve o trabalho afetado desde o ano passado, tanto pelas restrições de circulação, como pela suspensão das aulas na rede pública de ensino, que já dura, em média, um ano. Como resultado disso, os efeitos econômicos foram inevitáveis.

“Com essa grande diminuição na demanda, tivemos que ampliar as nossas possibilidades de transporte de cargas, como agora estamos fazendo de soja, de minério. Se não fôssemos multimodais, já teríamos fechado as portas”, afirma Newton Leão, presidente da Transprodutor.

Ainda de acordo com o presidente Newton Leão, foram justamente essas dificuldades que ampliaram os horizontes da cooperativa. Com o projeto de iniciar a produção e distribuição de peixes e camarões, os cooperados usarão a própria frota - formada por ônibus, barcos e caminhões - para fazer as entregas.

“Estamos buscando novos caminhos com a produção de peixe e camarão. Alguns de nossos cooperados não têm transporte, mas têm terras, água, clima. Condições favoráveis para usar como uma nova fonte de renda, que irá ajudar não só suas famílias, mas a todos os que precisam desses alimentos”, destaca.

O projeto já foi apresentado a uma instituição financeira, que deve avaliar e financiar a iniciativa. A intenção é começar em escala comercial para toda a população.

“Precisamos desses recursos para dar uma alavancada no projeto, que vai beneficiar a população e todos os envolvidos. Contamos, inclusive, com o apoio da OCB/PA, para vendermos aos grandes supermercados, primeiramente de Belém, em grande escala. O nosso potencial é grande”, comenta.

No final de 2020, o Sistema OCB/PA levou técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) para conhecer propriedades rurais pertencentes a cooperados da Transprodutor. A intenção é também incluir a cooperativa na linha de financiamento do BanPará, o Crédito do Produtor.

“Sabemos que muitos cooperados estão enfrentando dificuldades e se reinventando para resistir a esse momento, com muita união. Estamos à disposição para prestar todo o auxílio necessário, investindo, inclusive, em formação profissional, visando qualificar ainda mais todos os nossos profissionais e desenvolver os negócios”, garante, o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.