Sistema OCB/PA oferece capacitação e suporte para a realização de AGOs

Com o início da pandemia, todas as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs), que antes eram realizadas apenas presencialmente, tiveram que ser adaptadas. Pensando nisso, o Sistema OCB/PA comprou a licença de uma plataforma online para a realização das AGOs, que são uma obrigação anual de todas as cooperativas, exceto das de crédito.

“Devido à pandemia, no ano passado, houve a instrução normativa do DREI - Departamento de Registro Empresarial e Integração - número 79, de 14 Abril de 2020, que veio instituir a possibilidade de realização das assembleias de forma semipresencial, ou seja, algumas pessoas no local de realização da AGO e o restante de forma virtual; e veio trazer, também, a possibilidade de realização totalmente virtual, com cada participante em ambientes separados, realizando essas assembleias.”, afirma Diego Andrade, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/PA.

A plataforma escolhida pela OCB/PA foi a “Microsoft TEAMS”, onde é possível não apenas realizar as reuniões, mas também proporcionar treinamentos e uma variedade de cursos online, além da configuração que possibilita a gravação das transmissões. Com a licença, muitas cooperativas solicitaram o sistema, o que levou a OCB/PA a iniciar, este ano, a capacitação das cooperativas, em relação ao uso da plataforma.

“Primeiro foi necessário capacitar a nossa equipe, para que a nossa equipe pudesse estar ciente de como auxiliar na condução da assembleia junto à cooperativa e, posteriormente, capacitar um operador da cooperativa para a condução e utilização da plataforma. Orientamos sobre todo o funcionamento, sobre os processos de votação, de apresentação dos materiais, aceitação de pessoas nas reuniões, entre outros. Todos os procedimentos necessários para que a assembleia seja realizada da melhor forma possível.”, reitera.

Para reforçar esse treinamento às cooperativas, o Sistema OCB/PA ainda preparou um tutorial, onde é ensinado o passo-a-passo do uso do aplicativo, desde o download, que pode ser feito gratuitamente, em sua versão completa, em aparelhos Android e IOS. O conteúdo está disponível no site e nas redes sociais da OCB/PA.

“Realizamos as capacitações e acompanhamos as assembleias para o cumprimento legal e também para qualquer necessidade de suporte técnico na utilização da plataforma. Estamos à disposição de todos para prestar todo o apoio necessário.”, afirma o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Lembrando que as AGOs devem ser realizadas até esta quarta-feira, dia 31 de março. Se você ainda possui alguma dúvida sobre a funcionalidade do sistema ou precisa de acompanhamento técnico para a sua assembleia, é só mandar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.