AGO da OCB/PA será no dia 28 de abril

Ano de mudanças repentinas, de grandes desafios, mas também de superação. Assim foi 2020 para o Sistema OCB/PA e para todas as cooperativas do estado depois do surgimento do novo coronavírus. O resumo do que foi este ano atípico será apresentado em Assembleia Geral Ordinária (AGO), que ocorrerá de modo semipresencial com a utilização do aplicativo Microsoft TEAM. Será no próximo dia 28, a partir das 9h.

No ano passado, o Sistema OCB/PA realizou 1.927 ações, atendeu 46.538 pessoas de 1.849 grupos, diretamente. A AGO trará justamente a apresentação de todos esses dados, prestação de contas, parecer do conselho fiscal e orçamento 2021.

“É nesse momento que as cooperativas podem exercer a gestão democrática, validando ou não aquilo que foi feito, assim como se planejará o futuro, o ano que está em curso. Não é só prestar contas, é participar da entidade de representação do cooperativismo”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Por causa da necessidade do distanciamento social, a AGO será semipresencial no auditório da Casa do Cooperativismo. O limite será de 10 pessoas, podendo ser alterado conforme as exigências sanitárias de decretos estaduais e municipais. Já a transmissão será feita pela plataforma Microsoft TEAMS, que teve seus recursos adaptados pelo setor de TI do Sistema OCB/PA para atender às necessidades das AGOs.

“É a plataforma que utilizamos na transmissão dos eventos virtuais, inclusive na última AGO da OCB/PA. O momento exige essa postura e a própria legislação se modificou, incluída, por meio da Lei 14.030/2020, as AGOs virtuais e semi presenciais como opção permanente para as cooperativas. É a tendência e o que o cenário apresenta, precisamos nos adaptar”, afirma a assessora jurídica da OCB/PA, Nelian Rossafa.

Para participar da AGO neste formato, o usuário precisa fazer o download do aplicativo, disponível para os sistemas Android e iOS. O passo a passo é bem didático e ainda pode ser conferido no site e nas redes sociais da OCB/PA, onde foi disponibilizado um tutorial para auxiliar os participantes.


AÇÕES EM 2020

Para que as limitações impostas pela pandemia fossem dribladas ao longo desse tempo, a exemplo da necessidade do distanciamento social, ainda em Abril do ano passado o Sistema OCB-SESCOOP/PA aplicou uma pesquisa para saber qual era a condição de cada cooperativa naquele momento: quais as principais dificuldades; o que precisavam; e, principalmente, como o Sistema OCB/PA poderia auxiliá-los. Essa iniciativa foi, sem dúvidas, o divisor de águas para que as cooperativas pudessem, então, dar as mãos e se reinventar dali em diante.

A programação pré-estabelecida pela organização, como eventos e cursos de caráter presencial, por exemplo, precisou ser suspenso devido o rápido aumento no número de casos de covid-19. No ano passado estava prevista a realização de 1.145 eventos, que atenderiam 1.385 cooperativas e beneficiaria cerca de 36,8 mil pessoas. O distanciamento social também passou a ser um entrave para os empreendedores, que não poderiam deixar de vender e manter a cadeia produtiva de seus negócios.

O jeito para mudar a rota, sem deixar as metas de lado foi apostar no meio digital, com foco no desenvolvimento de tecnologias e acesso a novos mercados. Entre as iniciativas, está o lançamento do aplicativo “ComprasCoop”, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que possibilitou a comercialização online para as cooperativas; o 1º Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC), que também foi realizado online, com o objetivo de valorizar e incentivar a produção de conhecimento sobre o cooperativismo; além da estruturação do estúdio para cursos online, que passaram a ser transmitidos pela plataforma Microsoft Teams, um outro investimento do Sistema OCB-SESCOOP/PA.

Ainda em 2020 foram realizadas várias ações de enfrentamento à pandemia; arrecadação de 26 toneladas de alimentos para as cooperativas, no Dia C; foi desenvolvido o projeto de saneamento para o Marajó em parceria com a Unimed Belém; o laboratório de informática em parceria com a UFRA e Unimed Belém; a nova plataforma de dados SouCoop; termos de cooperação estratégicos (Senar / SeBRAE / Biotec); além de provações de incentivos fiscais CAMTA. Passos que deram muito certo e superaram as metas estabelecidas.


SUPERAÇÃO EM NÚMEROS

Na área de monitoramento, foram 338 eventos para 291 cooperativas, beneficiando 10.050 pessoas. Os números ultrapassaram o esperado em 14%, 72% e 2,97%, respectivamente.

Na área de formação profissional, foram realizadas 1.491 ações em 1.485 grupos, que beneficiaram 7.247 pessoas. Metas superadas em 86%, 59,7% e 3,04%. Na área de promoção social, foram 98 ações em 73 cooperativas, beneficiando 7.247 pessoas. Números que ultrapassaram as metas em 50%, 43% e 45%, respectivamente.
“Foi assim que conseguimos vencer mais um ano que passou. Foi necessário que a intercooperação mostrasse a sua força. Foi um ano em que as cooperativas se relacionaram muito mais – comercialmente e solidariamente – como uma forma de proteger o sistema e aplicar o sentido da cooperação”, concluir o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.