AGO da OCB/PA apresentou resultados de 2020

 

O ano de 2020 foi marcado por desafios, que reafirmaram a expressividade socioeconômica do cooperativismo no Estado. A continuidade no crescimento das cooperativas foi destaque na Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sistema OCB/PA, ocorrida na última quarta-feira, na sede do Sistema OCB/PA. A Assembleia ocorreu de forma semipresencial e reuniu integrantes de cooperativas de vários municípios.

 

O início da AGO foi marcado por uma breve homenagem aos cooperados que infelizmente perderam a batalha contra a COVID-19, a fim de manter viva a memória de quem faz parte da história de crescimento do cooperativismo no Pará.

 

Na sequência, foi apresentado pelo superintendente da organização, Junior Serra, o relatório de gestão da OCB/PA no ano de 2020. O destaque foi para a superação do número de ações e pessoas beneficiadas, mesmo em um ano atípico, de pandemia.

 

No ano passado, o Sistema OCB/PA realizou 1.927 ações, atendeu 46.538 pessoas de 1.849 grupos, diretamente.  Na área de monitoramento, foram 338 eventos para 291 cooperativas, beneficiando 10.050 pessoas. Os números ultrapassaram o esperado em 14%, 72% e 2,97%, respectivamente.

 

Na área de formação profissional, foram realizadas 1.491 ações em 1.485 grupos, que beneficiaram 7.247 pessoas. Metas superadas em 86%, 59,7% e 3,04%. Na área de promoção social, foram 98 ações em 73 cooperativas, beneficiando 7.247 pessoas. Números que ultrapassaram as metas em 50%, 43% e 45%, respectivamente.

 

 

 

Para que as limitações impostas pela pandemia fossem dribladas ao longo de 2020, a exemplo da necessidade do distanciamento social, ainda em Abril do ano passado o Sistema OCB-SESCOOP/PA aplicou uma pesquisa para saber qual era a condição de cada cooperativa naquele momento: quais as principais dificuldades; o que precisavam; e, principalmente, como o Sistema OCB/PA poderia auxiliá-los. Essa iniciativa foi, sem dúvidas, o divisor de águas para que as cooperativas pudessem, então, dar as mãos e se reinventar dali em diante.

 

“Foi assim que conseguimos vencer mais um ano que passou. Foi necessário que a intercooperação mostrasse a sua força. Foi um ano em que as cooperativas se relacionaram muito mais – comercialmente e solidariamente – como uma forma de proteger o sistema e aplicar o sentido da cooperação”, concluiu o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

Na AGO também foi apresentado o relatório da auditoria e o parecer do conselho fiscal. De acordo com o presidente do conselho, Lázaro Silva, o ano 2020 foi marcado por resultados positivos nas finanças e austeridade da organização.

 

“O conselho fiscal faz esse trabalho de análise e acompanhamento dos interesses das cooperativas filiadas à OCB/PA. Observamos que tivemos uma boa administração, por isso todas as contas foram positivas. Isso demonstra que a organização soube utilizar os recursos, atendendo os interesses das cooperativas associadas de forma eficaz, sem utilizar todos os recursos captados, tendo um recurso que ainda pode ser utilizado em 2021. Isso faz com que haja uma maior confiança na gestão.”, afirma o conselheiro fiscal.

 

 

Na ocasião, foi aberta a votação para aprovação ou não do parecer fiscal apresentado. A proposta foi aprovada por unanimidade, presencial e virtualmente, assim como a proposta orçamentária para 2021.

 

“O ano de 2020 realmente foi um ano de superação pra gente. Essa AGO hoje superou todas as nossas expectativas. Tivemos superávit, aprovação das contas, a projeção pro nosso futuro, em face do orçamento que vamos trabalhar. De um modo geral foi muito positivo, muito bom. Saímos daqui muito felizes e com a esperança de que o cooperativismo possa, nos próximos anos, ser um empreendimento que venha crescer ainda mais no estado do Pará”, afirma o presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Na oportunidade, também foi feita a inauguração do Empório Cooperativista, uma vitrine do cooperativismo paraense que reúne o que há de melhor no artesanato e agricultura familiar do estado. Mais um apoio importante da OCB/PA para o desenvolvimento das cooperativas, mesmo em um período de dificuldades.

 

Além das manifestações presenciais, a AGO também teve participação de líderes pelo aplicativo Microsoft TEAMS. “Parabéns para toda a equipe que planejou, organizou e coordenou o evento sem falhas. A AGO foi um sucesso. O Relatório de Prestação de Contas de 2020 apresentado de modo muito claro e elucidativo”, comentou o presidente da COOPER de Parauapebas, Mauro Melo.

 

“Parabenizamos o Sistema OCB/PA pela AGO realizada de forma extremamente organizada, conduzida de modo democrático e responsável, que são a marca do negócio cooperativista”, reiterou o diretor executivo da COOPERCON|PA de Belém, Cláudio Rogério Costa.

 

Confira a gravação completa da AGO

 

Texto: Daniele Dias

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.