Empório Cooperativista foi inaugurado oficialmente

 

Quer encontrar produtos de diversas regiões do Estado com a marca da cooperação? Só no Empório Cooperativista é possível conhecer de perto, na capital paraense, produtos exclusivos de cooperativas, reunidos em um só lugar. Diversidade e sabores que são completamente irresistíveis. Venha conhecer a vitrine do cooperativismo paraense, na sede do Sistema OCB/PA.

 

A inauguração do espaço ocorreu na última quarta (28), por ocasião da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sistema OCB/PA. Participaram cooperativas de todo o Estado, de diversos ramos do setor. Na cerimônia, o presidente Ernandes Raiol e representantes das cooperativas da agricultura familiar fizeram o descerramento da fita inaugural.

 

O espaço é pensado para divulgar o que há de melhor em produtos das cooperativas paraenses. Os visitantes poderão encontrar artesanatos, cosméticos, mel, farinha, chocolates, bebidas, laticínios, biscoitos, doces, adubo orgânico, entre outros.

 

 

“Todos os dias recebemos aqui, na casa do cooperativismo, capital do estado, diversos tipos de público estratégico dos setores públicos estadual e municipal, setor privado, entidades regulamentadoras e decisivas para o andamento do nosso negócio. O empório será o ponto de convergência dos produtos cooperativistas, onde todos esses públicos estratégicos poderão ter contato direto com o que é produzido em cooperativas”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

A finalidade primária do Empório é, por meio da exposição dos produtos aos públicos estratégicos que visitam a sede do Sistema OCB/PA, possibilitar a geração de negócios para as cooperativas.

 

“Para nossa cooperativa é muito importante. A lojinha funciona como uma vitrine, onde nossos produtos são conhecidos, e selecionamos clientes fiéis com produtos agroecológicos com o sabor da raça, com segurança e qualidade”, afirmou a presidente da cooperativa COOPASMIG.

 

Já para a presidente da COOSTAFE, Leilane Barbosa a primeira cooperativa formada exclusivamente por mulheres custodiadas pelo sistema prisional, o Empório veio em uma excelente hora. “Todo o contexto da pandemia dificultou ainda mais o escoamento da nossa produção. Não pudemos mais fazer a comercialização nas feiras fixas semanalmente, o que tem nos prejudicado bastante. Estávamos precisando mesmo de meios de divulgação e o Empório vai ser muito importante nesse sentido”.

 

O espaço está localizado na recepção da Casa do Cooperativismo. A intenção é ampliá-lo para receber ainda mais produtos e utilizar o aplicativo ComprasCoop/PA para divulgá-los. As cooperativas expositoras deverão estar regulares junto ao Sistema OCB/PA para garantir participação no Empório Cooperativista. Os produtos disponíveis para venda são de origem exclusiva da cooperativa, com a devida identificação.

 

“Convidamos as cooperativas para conhecerem o local e também divulgá-lo como um ponto de exposição e venda do seu produto em Belém. Acredito que teremos avanços importantes no próprio reconhecimento da sociedade sobre quem somos e, assim, conquistar espaços ainda maiores para o cooperativismo paraense”, comentou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

 

 

 

Na área de chocolates, estão expostas as barras de chocolate orgânico da CAMPPAX, de São Félix do Xingú e a variedade de trufas, tabletes, nibs, cacau em pó, amêndoa de cacau crocante, geleias e licores da COOPATRANS, que detém a marca de chocolates Cacauway, da região da Transamazônica.

 

 

No artesanato, estão os produtos inovadores, ressocializadores e transformadores da COOSTAFE, cooperativa de Ananindeua que é a única do país formada exclusivamente por mulheres custodias pelo sistema prisional. Também estão as máscaras e ecobags da cooperativa COOPERMODAS, do município de Barcarena.

 

 

 

 

 

Como um bom canto paraense, não poderia faltar a velha e boa farinha de mandioca e de tapioca das cooperativas D'IRITUIA e COAPEMI de Irituia e da COOPASMIG de São Miguel do Guamá. Também não poderiam faltar as famosas castanhas-do-pará e de caju da cooperativa CART, de Tailândia.

 

 

 

 

Na área de polpas, o espaço tem sabores variados da cooperativa COOPERURAIM de Paragominas, COOPER de Parauapebas e da CAMTA de Tomé-Açu. Também temos outros produtos variados como adubo orgânico, cosméticos, mel, biscoitos, doces, manteiga, requeijão e café.

 

 

 

Na área de laticínios e bebidas lácteas, a CASP de vigia apresenta seus sabores naturais e variados de iogurte, queijos e manteiga. Também possui o famoso e cremosos sorbet da CAMTA.

 

“Este é mais um momento especial na história do cooperativismo paraense. Há muito tempo buscávamos um lugar que pudesse mostrar todo o potencial que temos no nosso segmento. É mais uma excelente oportunidade para as cooperativas, no centro da capital paraense, mostrarem à toda comunidade paraense quem nós somos”, reiterou Raiol.

 

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.