Projeto AceleraCoop atenderá mais quatro cooperativas no Pará este ano

O desenvolvimento das cooperativas paraenses é o foco diário da OCB/PA. Por isso, a organização no estado investe sempre em novas parcerias e oportunidades que auxiliem os cooperados neste sentido. Desde 2019, a OCB/PA firmou uma parceria com o Termo de Referência DGRV, que é a confederação nacional do setor cooperativo na Alemanha – equiparada à OCB, no Brasil. A ideia da colaboração é atender ao projeto AceleraCoop, voltado ao desenvolvimento e planejamento estratégico das cooperativas.

Três cooperativas no estado participaram do projeto piloto; uma delas, que ainda é atendida pelo projeto AceleraCoop, é a Cooperativa Agrícola Mista de Produtores do Oeste do Pará – CCAMPO, composta por 208 cooperados dos municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Alenquer e Juruti. O acompanhamento à cooperativa tem sido oferecido desde fevereiro do ano passado e já rendeu um crescimento de 15% no faturamento do último ano.

“O AceleraCoop tem nos ajudado muito na gestão e na governança de nossa cooperativa, nos trazendo consultorias, assessorias técnicas, etc. O apoio do Sescooop e OCB Pará e OCB Nacional, junto com a DGRV, faz com que possamos contar com os melhores profissionais dentro do cooperativismo, para fazer as correções de rumo necessárias para a regularidade e o crescimento da CCAMPO.”, afirma o diretor presidente da CCAMPO, Mario Cesar Zanelato.

SOBRE O ACELERACOOP

O projeto AceleraCoop possui três eixos de trabalho. O primeiro é o eixo “Identidade”, onde é aplicado o PAGC (Programa de Acompanhamento e Gestão das Cooperativas), atuando na área de legislação, com estatuto social, assembleias gerais, matrícula da cooperativa, fundos e contabilidade, administração fiscal, entre outros.

O segundo eixo é o de “Governança e Gestão”, que aplica o programa PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista) e trabalha temas como liderança, estratégia, processos, sociedade, resultados, formação e conhecimentos, por meio do Fundo Nacional de Qualidade. A partir desta evolução, vem o terceiro e último eixo, o “Desempenho”, que trabalha temas, como: indicadores de resultados financeiros, social, de recursos humanos, a fim de medir a sustentabilidade da cooperativa.

ACELERACOOP EM 2021

Está prevista, para o segundo semestre deste ano, a ampliação deste projeto. Outras quatro cooperativas paraenses, já selecionadas, terão a oportunidade de ser beneficiadas, com o apoio da DGRV. São elas: CAMPPAX, de São Félix do Xingu; COOASAFRA, de Floresta do Araguaia; COOPERURAIM, de Paragominas e CASP, de Vigia.
O objetivo da OCB/PA é contratar um consultor para ser o articulador deste programa no Pará, que deve acompanhar o desenvolvimento do AceleraCoop, junto com membros do Sescoop nacional e estadual e com as quatro cooperativas.

"A expectativa da DGRV com o articulador é de que ele possa contribuir com o projeto Aceleracoop e consequentemente com o crescimento das cooperativas do Estado, trazendo mais celeridade e assertividade nas tomadas de decisões das cooperativas e as apoiando no seu processo de desenvolvimento e fortalecimento." Camila Japp - gerente de projetos da DGRV no Brasil

“Este é só o início deste projeto que, mesmo em sua fase-teste, já tem mostrado eficácia no desenvolvimento das cooperativas. A expectativa é grande para que, ainda este ano, mais cooperativas sejam atendidas pelo AceleraCoop. Com o auxílio do termo de referência alemão, temos certeza de que a iniciativa vai se fortalecer no nosso estado e beneficiar inúmeras pessoas.”, reforça o presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.