CEAC realiza caravana para doar sangue, em Castanhal

Foram oito bolsas de sangue doadas pelas educadoras

A demanda de pacientes que precisam de transfusão de sangue tem aumentando no Pará, mas as doações têm caído drasticamente. Segundo o Hemopa, a redução de comparecimento de doadores chega em 50% e os estoque estão quase vazios. Pensando nisso, a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) fez uma campanha solidária no Hemopa do município, no último dia 24 de abril.

No total, 15 professoras estiveram na unidade e 8 doaram. Contando com a doação de outras caravanas que estiveram no dia, cerca de 172 vidas podem ser beneficiadas. Além da doação, elas ainda fizeram uma intensa campanha em favor da doação de sangue, nas escolas, casas e nas redes sociais. 

"Por conta da desinformação, muitas pessoas acabam não doando sangue. A atitude pode deixar de salvar vidas. Por isso essa nossa ação foi tão importante", diz Kátia Santos, 52, presidente da CEAC. Segundo o Hemopa, está cada vez mais frequente a necessidade de transfusão em pacientes de Covid-19, na rede hospitalar.

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas. Prezam por investimentos em projetos que sejam corretos e socialmente justos.

"Está no nosso DNA cooperativista ajudar a nossa sociedade e seus projetos sociais. O nosso sétimo princípio do cooperativismo fala justamente disso. É muito importante que estejamos engajados, assim como a CEAC esteve nesta ação.", reforça Ernandes Raiol, presidente da OCB-PA.

A Cooperativa de Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) existe desde 1999 e é composta 100% de mulheres. São cerca de 38 cooperadas.


SERVIÇO:

Quem pode doar sangue?

Doadores de sangue precisam seguir os seguintes critérios básicos:
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal);
Pesar mais de 50 kg
Estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

PARA DOAÇÕES EM CASTANHAL: Hemocentro Castanhal - Tv. Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conj. Maria Alice, B-2 e B-3. Atendimento de segunda a sexta – 7h às 12h30. Contato: (91) 3412-4400 / 4404

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.