COOPERLIMPA contribuirá com educação ambiental em Xinguara

(Foto feita antes da pandemia)

Reduzir, reutilizar e reciclar. Com o conceito sustentável dos 3Rs, a Cooperativa dos Trabalhadores de Reciclagem do Sul e Sudeste do Pará (COOPERLIMPA) participará do programa municipal “Xinguara Recicla”. O projeto experimental de coleta e reciclagem de resíduos sólidos vai atender diretamente seis famílias e, indiretamente, cerca de 60 pessoas do município.

A iniciativa visa solucionar a destinação correta de resíduos sólidos urbanos recicláveis, a promoção da sustentabilidade, geração de renda e, sobretudo, a disseminação de informações sobre o assunto, por meio da educação ambiental. A reciclagem de materiais ainda enfrenta grandes dificuldades de implementação, devido a pouca conscientização da população.

O projeto estará de porta em porta pelo menos duas vezes por semana, mantendo o controle do volume coletado. O bairro atendido será o Jardim Tropical I. Escolas também devem ser atendidas. Equipes devidamente treinadas percorrerão estes locais com materiais didáticos, recipientes, além de fortalecer a iniciativa pelas redes sociais.

“Entendemos que as famílias são o ponto central de toda a problemática e também o ponto de solução diante desse problema. Com isso, nos dispusemos a participar desse projeto experimental e contribuir com a conscientização e educação ambiental de moradores.”, comenta Maurílio Pereira, presidente da COOPERLIMPA.


COOPERLIMPA NO PLANO DIRETOR

A COOPERLIMPA tem cadeira no Plano Diretor do município, cuja finalidade é garantir recursos a entidades civis organizadas, a exemplo da própria cooperativa, que já existe há quase 15 anos e atua ativamente em iniciativas de reciclagem na cidade; ação que, somada ao trabalho de catadores individuais e empresas privadas, já tem dado ao município um cenário animador e próspero, mesmo sem a coleta seletiva institucionalizada.

Xinguara possui situação de destaque, por ser um dos poucos municípios da Região Administrativa do Araguaia, que possui uma cooperativa de reciclagem. Foi apostando nesse potencial e almejando o adequado gerenciamento de resíduos, em especial os recicláveis, e sem esquecer o compromisso social de geração de emprego e renda, que a prefeitura firmou o Termo de Cooperação com a COOPERLIMPA, já renovado em 2021.

Cada passo à frente dado pela cooperativa teve como apoio o acompanhamento da OCB/PA. “A OCB/PA está sendo a nossa intermediadora junto a gestão pública; tem nos dado todo o suporte com formação, certificação, além de atribuir ainda mais credibilidade e organização à nossa cooperativa”, reitera o presidente da COOPERLIMPA, Maurílio Pereira.

“É com muita satisfação que acompanhamos o desenvolvimento da COOPERLIMPA, em Xinguara. Estamos a disposição para continuar oferecendo o apoio e suporte necessários para o constante crescimento e participação da cooperativa em políticas públicas para o município. Unidos sempre vamos mais longe.”, afirma o presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol.


SOBRE A COOPERLIMPA

Atualmente com 25 cooperados, a COOPERLIMPA realiza a coleta de materiais recicláveis em estabelecimentos comerciais, como lojas de departamentos, supermercados, bares, além de indústrias frigoríficas da cidade. A cooperativa também recebe os resíduos por meio de entrega voluntária.

São etapas do manejo dos resíduos sólidos pela COOPERLIMPA:

• Geração e segregação: a separação correta e criteriosa para o tratamento diferenciado, a racionalização de recursos despendidos, além de facilita a reciclagem;

• Manuseio, acondicionamento e armazenamento: serviços que, uma vez feitos corretamente, possibilitam a maximização das oportunidades com a utilização da reciclagem;

• Coleta, transporte, destinação e disposição final: gerenciamento do material coletado, evitando riscos de mistura dos resíduos.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.