OCB/PA se reúne com vereadores na Câmara Municipal de São Miguel do Guamá

Pensando em fortalecer o potencial cooperativista no município de São Miguel do Guamá, no nordeste do estado, o presidente do Sistema OCB-SESCOOP/PA, Ernandes Raiol, visitou a Câmara Municipal na sexta-feira (30) e se reuniu com vereadores e representantes de cooperativas a fim de discutir benefícios para a categoria, assim como a elaboração de leis voltadas ao cooperativismo.

Entre os assuntos discutidos, esteve a proposta da criação de uma frente parlamentar no município, com o objetivo de fortalecer o cooperativismo local; a criação de vagas para menor aprendiz no setor; foi sugerida, também, a criação de uma cooperativa de transporte e de trabalho, levando em consideração as demandas que têm surgido por estes serviços na cidade.

“Criando a frente parlamentar poderemos encaminhar as demandas ao Poder Legislativo Estadual e ao Governo do Estado, bem como ao Executivo municipal, para divulgação, incentivo e apoio ao cooperativismo em nosso município, visando a geração de renda e empregos em nossa cidade.”, afirma o presidente da casa parlamentar municipal, vereador Raimundo Miteco.

Atualmente, o município conta com três cooperativas do ramo agro, que tem contribuído com o desenvolvimento local. Uma das que estiveram presentes foi a COOPASMIG - Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares de São Miguel do Guamá.

“Pra mim, como presidente, achei muito importante a vinda do presidente do sistema OCB/PA à nossa cidade. Com o surgimento de novas cooperativas, a gente vê que o pessoal realmente está se preparando pro desenvolvimento, que o caminho são as cooperativas. Pra gente foi um marco esse diálogo, isso tá sendo de extrema importância porque motiva o trabalho cooperativista no município.”, comenta a presidente da COOPASMIG, Maria Santos.

Por hora, o encontro não estabeleceu nenhuma data ou calendário para o início das propostas discutidas. O primeiro passo, agora, será realizar as mudanças exigidas na legislação municipal. Só a partir de então é que será convocada uma nova reunião para estabelecer um cronograma de ações voltadas ao cooperativismo em São Miguel do Guamá.

“Nossa visita teve um propósito muito claro e estamos satisfeitos com a abertura que tivemos para expor aos vereadores a demanda e a importância do trabalho cooperativista na cidade. O surgimento de cooperativas representam mais oportunidades, geração de emprego, renda, perspectivas para famílias e o movimento da economia local. Esperamos, muito em breve, ver a expansão das atividades cooperativistas em São Miguel do Guamá, com o apoio da gestão municipal.”, explica o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

“A presença do Raiol foi de suma importância para a apresentação do pensamento cooperativo aos vereadores e ao grupo de pessoas interessadas em novas cooperativas.”, finaliza o vereador Raimundo Miteco.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.