Seminário Agro apresenta estratégias para atuação em redes cooperativistas

O setor agropecuário brasileiro, impulsionado pelas cooperativas, é uma das engrenagens mais importantes da economia brasileira. Com objetivo de organizar e fortalecer a atuação das centrais de cooperativas no sul, oeste e nordeste do Estado, o Sistema OCB/PA realiza o Seminário Especial do Cooperativismo Agropecuário Paraense no dia 8 de junho, das 08h às 17h, no auditório do Sistema OCB/PA.

A programação terá pela manhã a apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas para o Ramo Agropecuário e as estratégias para a atuação das redes cooperativistas. No período da tarde, serão desenvolvidas oficinas temáticas e setorizadas por regiões, para elaboração de carta compromisso e criação do plano de ação de cada Central.

Em virtude das restrições recomendadas pelos órgãos sanitários e decretos estaduais, o evento terá a participação limitada a 50 representantes de cooperativas que foram selecionados e inscritos pelas próprias singulares. As inscrições já foram encerradas.

Na manhã do seminário, além da apresentação das ações que envolvem a Matriz da Cooperação, o Fórum de Compras Institucionais e Cooperativas, o AceleraCOOP, o CT Coop Cacau e as Mentorias em Gestão de Projetos PAA-CDS, será apresentada a ação de Inteligência de Mercado Institucional - IMI, estudo que promove o mapeamento contínuo do mercado, identificando oportunidades para ampliar a participação e consolidar o protagonismo do cooperativismo no mercado institucional.

O IMI faz levantamento e consolidação junto às cooperativas das ofertas qualificadas de produtos da agricultura familiar, identificando quais produtos, sua produtividade e sua sazonalidade. Também realiza o levantamento e consolidação junto às instituições compradoras, identificando o que é comprado por elas, apresentando os produtos de nossas cooperativas e promovendo o auxílio na estruturação das chamadas públicas.

A proposta de organizar e fortalecer a atuação em redes cooperativas contará com o apoio da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), parceira estratégica do Sistema OCB/PA para a constituição das centrais de cooperativas. Atualmente, no Pará, existe uma Central de Cooperativas constituída em Marabá, que agrega 11 cooperativas singulares e outras duas estão em processo de constituição, sendo uma fica no nordeste do estado, que será chamada de Central Agro Amazônia, devendo congregar oito cooperativas singulares e outra central está em fase de constituição na região oeste, que tem o objetivo unir as atividades de cinco cooperativas singulares.

A partir do Seminário, o Sistema OCB/PA subsidiará as cooperativas singulares de dados consolidados que permitem um debate mais aprofundado e assertivo para o processo de organização e fortalecimento não apenas das centrais de cooperativas, mas de uma atuação mais ampla, por meio de redes cooperativistas, envolvendo as centrais e demais parceiros estratégicos que possam potencializar o desenvolvimento do Cooperativismo Paraense.

“Chegou o momento de realmente nos posicionarmos como protagonistas que somos e assumir a liderança no mercado regional. Temos potencial para isso, sim. Basta colocarmos em prática o princípio que nos define em essência: a cooperação. Juntos somos mais fortes e chegamos mais longe”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.