SICOOB Cooesa e COOPERMODAS intercooperam por causa solidária

Em tempos difíceis de pandemia, a intercooperação é uma das alternativas encontradas pelas cooperativas paraenses para fortalecerem o segmento. A SICOOB Cooesa, por exemplo, está organizando campanha solidária de arrecadação de alimentos a serem destinados a cooperativas de reciclagem. A cada doação recebida, os voluntários recebem máscaras que a singular de crédito adquiriu da COOPERMODAS, cooperativa de costureiras de Barcarena.

A campanha é em alusão ao Dia de Cooperar e busca promover o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. A SICOOB Cooesa está sensibilizando os cooperados e colaboradores a deixarem suas doações nos seus pontos de atendimento, recebendo, assim, uma máscara personalizada da cooperativa. Ao invés de comprá-las com empresas, priorizou a compra com a Cooperativa de Trabalho de Costura e Moda (COOPERMODAS).

Segundo a diretora superintendente, Andrea Almeida, que está há 22 anos na cooperativa, esse trabalho é essencial. “Essas máscaras estão sendo doadas em troca de alimentos não perecíveis para a campanha solidária com o objetivo de ajudar cooperativas de catadores que estão em grandes dificuldades devido à pandemia”, conta Andreia.

A presidente da COOESA, Márcia Rejane Moutinho Ramos. Conta que ficou muito satisfeita com a qualidade do produto oferecido pelas cooperadas da COOPERMODAS. “Trabalho muito bem feito. Cumpriram o prazo, produto muito bom, com embalagem de ótima qualidade. Estamos muito felizes com o que nos foi oferecido”, diz.

Atualmente, são dez mulheres cooperadas na COOPERMODAS, em Barcarena. Elas trabalham há 14 anos com a produção de malharia em geral. A cooperativa produziu muitas máscaras, por conta da pandemia. "Através da OCB/PA nós tivemos uma grande indicação de máscaras para grandes cooperativas, o que nos possibilitou não sentir tanto a crise que vários setores estão sentindo. É muito importante que possamos estar unidos, pelo bem maior de todos. Não importa se são grandes ou pequenas cooperativas”, diz Rodrigues Dias, uma das diretoras da cooperativa.

Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA, reforça a importância de parcerias como estas. “A intercooperação é a parceria entre as próprias cooperativas. Juntas, elas só têm a ganhar, e ajudam ainda a fortalecer o movimento cooperativista. Além disso, os associados e a sociedade também se beneficiam diretamente desse modelo. Os negócios entre as organizações cooperativistas é uma tendência que ganha espaço a cada ano e, em meio a essa crise, se faz ainda mais importante”, comenta.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.