UNIMED Belém articula projeto para compra em cooperativas

 

 

As nove unidades mantidas pela UNIMED Belém demandam, todos os dias, um grande volume de insumos para a manutenção de suas atividades. Com a inauguração do Hospital Prime, essa demanda tende a aumentar. Em reunião nesta sexta (18) com a superintendência do Sistema OCB/PA, os setores de compras e de sustentabilidade da singular médica construíram um plano de trabalho inicial para projeto de intercooperação, em especial para aquisição de produtos de cooperativas.

 

Participaram da reunião, além do superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, o assessor de sustentabilidade da UNIMED Belém, Eduardo Abrahão, e a gestora de suprimentos, Nazaré Fernandes. A iniciativa de intercooperação é um projeto encabeçado pelo próprio presidente do conselho de administração da UNIMED Belém, Dr. Wilson Niwa.

 

“É uma necessidade que o nosso gestor sente de iniciarmos a execução de parcerias por meio da OCB/PA com as cooperativas do estado. Como somos uma das referências do cooperativismo paraense, nada mais justo ajudarmos na questão da sustentabilidade financeira das outras cooperativas”, explicou Eduardo Abrahão.

 

A UNIMED Belém possui uma demanda variada e volumosa de produtos, desde hortifrutis a proteína animal, camisas, ecobags e outros materiais de expediente. A intenção é que a Central de Abastecimento (CAU), que é a área da singular médica onde funciona toda a logística de compras, tenha condições de realizar essa aquisição a partir da aproximação da UNIMED Belém com as demais cooperativas.

 

Após a reunião, a próxima etapa será o levantamento das cooperativas que estejam registradas no Sistema OCB/PA e que se enquadrem nos critérios de contratação para o projeto. Será feito o repasse do diagnóstico da produção das singulares, identificando quais produtos estão aptas a fornecer. O prazo para conclusão dessa primeira etapa, conforme definido em reunião, é até o dia 24 de junho.

 

“O trabalho que estamos realizando junto com as cooperativas tem exatamente esta finalidade: fazer com que estejam aptas para acessar os mercados que estão abertos. Com a estruturação das centrais regionais, poderemos viabilizar essa demanda de compras na região metropolitana e levar a mesma iniciativa de intercooperação para outras regiões do estado em que também temos grandes cooperativas”, conclui Júnior Serra.

 

O levantamento será repassado para a CAU avaliar quais produtos se enquadram nas demandas da UNIMED Belém. O setor responsável pelo cadastro de fornecedores também irá disponibilizar a relação de documentos exigidos para a área contábil da OCB/PA.

 

Posteriormente, será agendada reunião entre as cooperativas e os setores de compra e cadastro da UNIMED exatamente para orientá-las acerca das exigências de fornecimento, acondicionamento e entrega dos produtos.

 

“Temos alguns critérios de avaliação com os fornecedores, até para garantirmos a qualidade do nosso atendimento à população. É importante que as cooperativas tenham o entendimento dessas adequações, até para que a parceria tenha sustentabilidade e seja duradoura. O primeiro e mais importante passo já foi dado, que é a disposição em, de fato, promover a intercooperação”, completou Eduardo.

 

A COOPERATIVA

Atualmente, o Ramo Saúde no estado do Pará está representado por oito cooperativas registradas no Sistema OCB/PA, entre as quais a Unimed Belém possui os números mais expressivos. De acordo com os dados do Diagnóstico do Cooperativismo Paraense, dos 4.539 cooperados atuantes no ramo, a Uni-med possui 1.852 cooperados, cerca de 40%. Dos 3.851 empregos diretos gerados pelas singulares, a Unimed é responsável por 2.079 colaboradores, aproximadamente 54%.

 

A cooperativa atende 276 mil clientes da capital e 36 mil do intercâmbio de outros Estados. A urgência e emergência ocorrem nas unidades Doca, BR e Batista Campos, ficando o Hospital Geral (HGU) exclusivamente para a assistência especializada. Neste mês, a cooperativa irá inaugurar o novo Hospital Unimed Prime, de média e alta complexidades, está em fase final de construção em Belém.

 

Situado na Travessa Castelo Branco, bairro do Guamá, terá 176 leitos, além de 30 consultórios de diversas especialidades no ambulatório. Entre os serviços, destacam-se: ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, diagnóstico cardiológico, laboratório, hemodinâmica, pronto atendimento, clínica médica, cirurgia geral, traumato-ortopedia e neurocirurgia.

 

“É impressionante o nível de amadurecimento em gestão que a UNIMED Belém alcançou. O volume de compras que hoje demanda também impressiona, o que nos faz enxergar uma ótima oportunidade para promovermos o desenvolvimento de toda a cadeia cooperativista por meio da intercooperação”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.