OCB/PA mobiliza cooperativas para participação no Programa Territórios Sustentáveis

 

O Programa Territórios Sustentáveis, desenvolvido pelo Governo do Pará, realizou a entrega de 165 títulos de propriedade de terra para produtores do município de São Félix do Xingu. A convite da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) a OCB/PA mobilizou as cooperativas da região para participar do programa. Além disso, a OCB/PA também buscou auxiliar a organização social tanto de cooperativas já constituídas quanto cooperativas iminentes.

 

O Programa também efetivou o lançamento da linha de crédito Banpará-Bio, que busca estimular a produtividade no campo. Durante o evento, também foi apresentada a ação Cacau do Xingu, criada para aumentar a renda e a atividade dos trabalhadores da região.

 

“O programa Territórios Sustentáveis é um dos quatro pilares estratégicos do Plano Estadual Amazônia Agora, do governo do Estado, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável no campo. O papel da SEDEME é promover o desenvolvimento econômico sustentável, observando as vocações das atividades e cadeias produtivas, bem como contribuir com a gestão do Cooperativismo, em parceria com a OCB”, explica Luziane Sena, Gerente de Crédito e Cooperativismo.

 

Segundo Deivison Pinheiro, Analista de Cooperativismo e Monitoramento, uma das cooperativas contempladas no programa foi a CAMPPAX - Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu. A CAMPPAX foi criada em 2013 e conta com uma produção anual aproximada de 1000 toneladas de cacau. Além do cacau, a cooperativa também produz outras matérias-primas, como: castanha do Brasil, jaborandi, abacaxi e outras frutas.

 

Para Deivison Pinheiro, o apoio do Governo do Pará a partir do Programa Territórios Sustentáveis é de suma importância para sanar uma das principais dificuldades das cooperativas da região, que é a regularização fundiária. O Programa também apresenta extrema relevância para as cooperativas a partir da possibilidade de distribuição de crédito pelo Banpará-Bio.

 

Como resultado do Programa, a CAMPPAX realizou uma reunião com o BanPará para que a proposta de liberação de crédito fosse avaliada. Com o auxílio da OCB/PA e da SEDEME, a reunião ocorreu na sede da cooperativa em São Félix do Xingu e contou com a presença do Superintendente e do Gerente da agência local do BanPará.

 

Deivison Pinheiro ressalta a importância do crédito para a cooperativa. “A cooperativa está em processo de expansão da agroindústria de beneficiamento de castanha do Pará. A ideia da cooperativa é utilizar esse recurso justamente para realizar a estruturação de uma nova fábrica de castanha do Pará, bem como gerar capital de giro para a aquisição de amêndoas de cacau”.

 

“Além da mobilização das cooperativas para participação no Programa Territórios Sustentáveis, a OCB/PA também foi convidada para a realização de palestras e orientações sobre o cooperativismo. A partir disso, com a intermediação da SEDEME, tivemos o contato com a Associação das Mulheres Produtoras de Polpa de Fruta (AMPPF) que busca constituir uma cooperativa. Dessa forma, buscamos realizar o alinhamento com a associação para explicar todos os processos para a constituição de uma cooperativa, além de abordar os princípios básicos do cooperativismo”, conta Deivison Pinheiro.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.