SICREDI Sudoeste MT/PA planeja crescimento no Pará

 

Um dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento da economia agro no Mato Grosso, a cooperativa SICREDI Sudoeste MT/PA está com planos ousados de crescimento no Pará. Até o final deste ano, serão mais 10 agências no estado. Para alinhar o processo de expansão regional, a diretoria esteve em Belém e conta com a parceria do Sistema OCB/PA para auxiliar em seu desenvolvimento.

 

Atualmente Em 2 anos, o número de agências no Pará deve ultrapassar o número de agências no próprio estado de origem. O objetivo dessa intercooperação e expansão também é fomentar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, micro empreendedores individuais, agricultura familiar e do agronegócio com o repasse de recursos de instituições financeiras para alavancar o desenvolvimento desses empreendimentos.

 

Em todo o país, a Sicredi Sudoeste MT/PA conta com mais de 102 mil associados. Para se ter uma ideia da expressividade da cooperativa, apenas em sobras para os associados, foi distribuído um montante de R$ 109 milhões alcançados em resultados de 2020.

 

Na visita feita em Belém, foi feita reunião com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), José Fernando. Os diretores também fizeram visitas a cooperativas e micro e pequenos empreendedores da Ilha do Combu. Na sede da Cooperativa de Transportes Escolar e Alternativos das Ilhas de Belém e Adjacentes (COOPPERTRANS), foi feita a entrega da Cesta Empório Cooperativista, com produtos exclusivos de cooperativas paraenses.

 

Também foi feita visita à Casa do Chocolate da Ilha do Combu. Desde 2006, Izete Costa, dona Nena, comanda uma produção de chocolate e cacau amazônico 100% orgânico. O espaço vem promovendo um importante resgate da cultura e tradições ribeirinhas dessa região em busca de uma vida melhor para toda comunidade.

 

“O nosso propósito é oferecer inclusão. Em nossa visita ao Pará, verificamos que muitos municípios ainda são desassistidos de instituição financeira, então, desta forma, queremos levar o cooperativismo de crédito para essas pessoas e poder oferecer os benefícios de ser sócio de uma cooperativa de crédito. Em diversas localidades, somos a única instituição financeira atuante”, disse o presidente da cooperativa, Antônio Gerado Wrobel.

 

Conforme levantamento do Banco Central, nos municípios onde existe uma cooperativa de crédito os juros são mais baratos. “Além da cooperativa oferecer juros mais baixos aos seus associados ela também atua como reguladora de mercado, beneficiando não só os cooperados, assim como todas as pessoas que utilizam o sistema financeiro”, explicou o diretor executivo do Sicredi Sudoeste MT, João Pinheiro.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.