Dia C: COOPERURAIM beneficia 200 famílias de Paragominas

 

 

Há 10 anos, a COOPERURAIM tem contribuído para mudar a realidade de 60 produtores rurais de Paragominas, sendo a primeira cooperativa da agricultura familiar no município. Nesse processo de crescimento, toda a comunidade ao seu entorno também tem sido beneficiada. Nada melhor que presenteá-la no dia em que comemorou uma década de constituição. No último sábado (10), a cooperativa fez entrega de 200 cestas básicas em alusão ao Dia C.

 

Os cooperados se reuniram no início da manhã na sede administrativa da COOPERURAIM para festejar os 10 anos. Estiveram presentes o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, e representantes da Prefeitura, EMATER e Sebrae/PA. Durante a programação, foi feita a divulgação de vídeo institucional que conta um pouco sobre a história da cooperativa.

 

“São 10 anos de história, de muitas lutas, mas de muitas conquistas. Passamos momentos difíceis, como a pandemia, mas superamos todos eles. Hoje, vejo nossos cooperados bem mais maduros e comprometidos em desenvolver nossa cooperativa. Agradecemos a todos os parceiros que nos auxiliaram para que esse sonho se tornasse realidade”, reiterou o presidente da COOPERURAIM, Fabiano Andrade.

 

Visando a expansão dos produtos da agricultura familiar, a COOPERURAIM foi fundada em 2011. A ideia surgiu devido a carência de oferecer uma melhor estrutura de produção, beneficiamento e comercialização dos produtos. É composta por mais de 60 pequenos agricultores que se dividem em 10 comunidades localizadas na CAIP, Condomínio Rural, Colônia do Uraim.

 

 

A COOPERURAIM se destaca na produção de hortaliças, verduras, criação de galinhas caipira para produção de ovos e carne, além das atividades da psicultura, pecuária de leite e corte. A cooperativa também dispõe de agroindústria de polpa de fruta com selo artesanal registrado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). Também conquistou recentemente o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF).

 

“Realizamos treinamentos periódicos com o agricultor desde o planejamento da sua produção à forma de colheita adequada e cursos de manipulação de alimentos. Tudo isso para que o alimento que chega ao consumidor passe por um controle rígido. Nosso objetivo é levar qualidade de vida à mesa das famílias”, completou Fabiano.

 

Os produtores cooperados são responsáveis por 30% da merenda escolar na rede municipal de ensino de Paragominas. O constante aprimoramento, a capacitação e a dedicação em produzir alimentos saudáveis vêm garantindo o espaço da singular também nos supermercados e frutarias no município. Outra forma de promover o complemento da renda é a feira da agricultura familiar. A iniciativa abrange vários pontos estratégicos da cidade.

 

“Temos acompanhado o trabalho desenvolvido pelos cooperados com muito orgulho, pelo crescimento obtido ao longo dos anos. Hoje, é uma referência de cooperativa dinâmica, que busca sempre o aprimoramento de suas atividades. Até por isso, foi a primeira a promover a feira da agricultura com o uso do ComprasCoop, o aplicativo dos produtos das cooperativas paraenses”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

DIA C

Outro eixo de atuação da cooperativa é a preocupação com a comunidade. Em 2021, a ação escolhida para o movimento Dia de Cooperar, que estimula práticas de responsabilidade social em todo o país, foi voltada para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

A COOPERURAIM firmou parceria com a União Municipal das Associações de Moradores de Paragominas (UMAMP) e conseguiu cadastro na campanha nacional de abastecimento, que compra alimentos para serem distribuídos gratuitamente a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

 

Para que não ocorresse aglomeração em tempos de pandemia, a cooperativa entrou em contato com os presidentes dos bairros, que conhecem a realidade de cada família da região, para realizar a seleção das 200 famílias que foram contempladas com os alimentos. Nos kits, foram distribuídos produtos como: banana, abacaxi, alface, cheiro-verde, dentre outros, todos o produzidos pelos cooperados da COOPERURAIM.

 

“Parabenizamos a iniciativa que é uma referência em projeto social com sustentabilidade, garantindo o atendimento a comunidades vulneráveis, mas também gerando renda para o produtor. Outras ações como essa, que atendem a diversos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, estão sendo realizadas ao longo do Estado com o nosso apoio”, afirmou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.