COOPERTUC recebe visita técnica da SEDEME e do Sistema OCB/PA

 

Oportunidades de crédito e financiamento são demandas estratégicas para o avanço das cooperativas do ramo agropecuário. Pensando nisso, a SEDEME, em parceria com o Sistema OCB/PA, realizou visita técnica à sede da Cooperativa Mista Agropecuária Tucumã (COOPERTUC). O objetivo foi apresentar as linhas de crédito público disponíveis. Participaram da visita os gerentes do BanPará e do Banco da Amazônia (BASA) do município de Tucumã.

 

Durante a visita, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) realizou o levantamento das demandas da cooperativa e também colocou à disposição os serviços que podem ser oferecidos para a disponibilização de financiamentos.

 

Uma das linhas de crédito apresentadas foi o “Crédito do Produtor”, do BanPará, que tem como objetivo financiar empreendimentos econômicos de interesse estratégico para desenvolvimento, diversificação e transformação da base produtiva do Estado do Pará, além de promover a geração de renda e emprego.

 

“A visita teve uma grande importância para a cooperativa, principalmente por abordar as possibilidades de expansão do comércio, que é favorecido por ações de fomento financeiro. A linha de crédito apresentada pela SEDEME é uma linha muito vantajosa, tanto na parte de juros, que chega no máximo a 4,5% ao ano, como também no prazo de carência e pagamento, que é bem vantajoso”, explica Deivison Pinheiro, Analista de Cooperativismo e Monitoramento da OCB/PA.

 

A COOPERTUC - É uma cooperativa do ramo agropecuário que tem suas atividades voltadas principalmente para a produção de cacau, que é a cultura que predomina na agricultura do município de Tucumã e toda a região.

 

“O cacau vem crescendo ano após ano, tornando a região de Tucumã uma das grandes produtoras de cacau do estado do Pará. Para a produção, contamos com assistência técnica da CEPLAC Tucumã que atua junto com a gente há 20 anos, cuidando do aprimoramento técnico de sementes e de plantio”, conta José Lino Gorges, presidente da COOPERTUC.

 

A cooperativa conta atualmente com 600 cooperados, e além de trabalhar com o cacau também atua na produção de produtos como milho e leite.

 

“Conhecer as formas de financiamento possibilitadas pelo governo é de suma importância, principalmente para que os nossos associados atuem no desenvolvimento de suas produções, fazendo com que elas cresçam cada vez mais”, declara José Lino.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.