Deputado Eduardo Costa doa camionete para atendimento de cooperativas

 

 

A primeira entrega de equipamentos doados via CODEVASF no Pará ocorreu pela aplicação de emenda do deputado federal Eduardo Costa (PTB). O sistema cooperativista foi um dos beneficiados pelo projeto com a doação de camionete que será utilizada pelo Sistema OCB/PA para o atendimento a cooperativas paraenses. Este é o primeiro passo da parceria que buscará atender as cooperativas em todo o Estado.

 

A entrega foi feita nesta quarta (13) na sede da Funasa, em Belém. Estiveram presentes o deputado Eduardo Costa, o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o analista de desenvolvimento regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba (COODEVASF), Walber Santos, e o superintendente da FUNASA, Mauro Bastos.

 

A parceria é resultado do trabalho de articulação política do Sistema OCB/PA que apresentou aos deputados federais e estaduais o documento Demandas Qualificadas das Cooperativas Paraenses para Emendas Parlamentares. O deputado federal recebeu as solicitações e está estruturando plano de ação para canalizar parte dos R$ 6 milhões aplicados por seu mandato na COODEVASF para beneficiar as cooperativas.

 

“A camionete irá ajudar bastante o trabalho do Sistema OCB/PA. Sabemos que outras parcerias estão vindo por meio do deputado, amigo do cooperativismo, que entende e tem a sensibilidade com as causas coletivas do Pará, do cooperativismo e com as dificuldades do nosso povo. Será uma ferramenta para ampliar os benefícios às cooperativas do Pará”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

A ideia é poder ampliar o número de beneficiados. Foram repassadas ao deputado as necessidades das centrais de cooperativas do ramo agropecuário nas regiões oeste, sudeste e nordeste do Pará para a aquisição de equipamentos e implementos agrícolas. Também está sendo articulado ainda com o deputado federal a doação de bombonas de 200L para armazenamento de leite a serem destinadas a cooperativas de laticínio. Outra demanda repassada em projeto foi a aquisição de ônibus para ações e capacitação itinerante de cooperativas nos mais diversos municípios paraenses.

 

“Nós acreditamos no cooperativismo no nosso país e no estado do Pará. É algo que irá beneficiar todas as cooperativas em nome do Sistema OCB/PA e de todas as entidades que englobam o sistema. É uma satisfação poder contribuir com os cooperados que atuam nos mais diversos segmentos de negócio e reforço que nosso mandato está à disposição para trazer cada vez mais benefícios às 200 mil pessoas que fazem parte deste movimento”, reiterou Eduardo Costa.

 

 

A CODEVASF

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), é uma empresa pública brasileira destinada ao fomento do progresso das regiões ribeirinhas dos rios São Francisco e Parnaíba e de seus afluentes, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Sergipe, Piauí e Maranhão. Sua sede e foro ficam em Brasília.

 

“A CODEVASF, como órgão executor,recebe as emendas parlamentares para a aquisição de equipamentos e implementos que são destinados aos públicos alvo identificados pelos deputados. Essa entrega é um marco. Acreditamos que é apenas o início de uma grande parceria que está sendo firmada entre o parlamento paraense e os órgãos federais, como a FUNASA e a CODEVASF”, explicou o analista da CODEVASF, Walber Santos.

 

O deputado Eduardo Costa está articulando para que a Companhia se instale no Pará para ampliar de forma definitiva sua área de atuação. Um dos possíveis parceiros é a FUNASA. “Sem dúvidas, essa iniciativa trará muitos frutos para o Estado através do deputado. É algo que vai fazer com que o Pará cresça ainda mais. Parabenizamos a todos os envolvidos e nos colocamos à disposição no que for necessário”, comentou o superintendente da FUNASA, Mauro Bastos.

 

DEMANDAS PARA EMENDAS

 

O produto “Qualificação de Demandas Cooperativistas para Emendas Parlamentares” é uma iniciativa do Sistema OCB/PA por ocasião da Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), quando as singulares paraenses expuseram o potencial de seus produtos e serviços. Foi feito o levantamento do que cada singular necessita para o fomento de suas atividades com foco na verticalização produtiva.

 

No total, foram entrevistadas 31 cooperativas de todas as regiões paraenses. Levantou-se os focos prioritários para o desenvolvimento, levando se em consideração critérios como impacto tecnológico gerado, aumento produtivo, agregação de valor, poder de verticalização da cadeia produtiva, potencial de replicação regional e estadual, resultado prático no cotidiano social do município, região e no Estado.

 

A partir de então, o Sistema OCB/PA fez a entrega e apresentação oficial do documento a todos os parlamentares da banca paraense. O deputado federal Eduardo Costa foi o primeiro a canalizar recursos. “Estamos abertos para novas parcerias com o cooperativismo paraense. Entendemos que é um meio de empreender estratégico para o desenvolvimento do Estado, posto que congrega o econômico e o social, o coletivo e o individual”, concluiu o deputado federal.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.