CONCAVES realiza coleta seletiva de diversos materiais em Belém

 

A coleta seletiva é a maneira ecológica mais adequada para a destinação do lixo, sendo fundamental para o descarte adequado em grandes cidades como Belém. Dessa forma, a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (CONCAVES), busca coletar, separar e dar o destino correto aos materiais recicláveis da cidade. Atualmente a cooperativa coleta, em média, cerca de 115 toneladas mensais de materiais.

 

A CONCAVES realiza a coleta de diversos materiais, sendo eles: Papel (jornais e revistas, listas telefônicas, papel sulfite, folhas de caderno, caixas em geral, cartazes e aparas de papel); Vidro (garrafas e potes); Plástico (copos, sacolas, frascos, tampas, potes, canos pvc e embalagem pet); Metal (latas, arames, tampinhas, chapas, parafusos, canos e panelas); Eletrônicos (computador, micro-ondas, tablet, celular, monitor, notebook, cpu). Mais recentemente, a CONCAVES iniciou também a coleta de óleo de cozinha usado, sendo indicado que o óleo seja armazenado em uma garrafa pet para entrega à cooperativa. Também é indicado que os papéis e os vidros sejam colocados em sacolas individualizadas dos outros materiais.

 

Além da coleta seletiva, a cooperativa procura realizar atividades voltadas para a educação ambiental a partir de palestras e da orientação para o gerenciamento de resíduos. A CONCAVES trabalha com roteiros preestabelecidos, nos quais são organizadas quatro equipes com quatro catadores cada, os quais realizam as atividades de educação ambiental e também coletam os materiais recicláveis porta a porta. Atualmente, a cooperativa atende o bairro de Nazaré, parcialmente o bairro do Umarizal, Cremação, Reduto, São Brás e mais recentemente o bairro da Terra Firme.

 

“A coleta seletiva é um instrumento que está presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos e que traz grandes benefícios para toda cidade que busca uma solução ecológica para o descarte de lixo. Além disso, quando falamos em coleta seletiva, também estamos falando em geração de empregos, geração de renda e de uma oportunidade de trabalho formal para muitas pessoas, de forma que ser catador cooperado da CONCAVES é uma oportunidade de inserção social”, afirma Débora Baía, presidente da CONCAVES.

 

Fundada em 2004, a cooperativa surgiu como uma forma de unir os catadores para buscar reconhecimento e direitos enquanto trabalhadores, além do objetivo de dar uma maior visibilidade às ações de coleta seletiva de Belém.

 

Em 2015 a cooperativa realizou a oficialização de um contrato com a prefeitura de Belém. A parceria possibilitou um melhor desenvolvimento da cooperativa, que com o apoio da prefeitura conseguiu fortalecer a sua gestão e fomentar o trabalho de coleta desenvolvido na cidade. Atualmente, a cooperativa está em negociação para a renovação do contrato.

 

“A CONCAVES realiza um trabalho muito importante para a cidade, de forma que desde a sua constituição como cooperativa não poupamos esforços para contribuir com o bom desenvolvimento dos trabalhos realizados por eles. Buscamos fazer isso a partir da realização de cursos de capacitação e qualificação dos cooperados, além de auxiliar no estabelecimento de parcerias com a cooperativa”, conta Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

Para solicitar a coleta seletiva da CONCAVES, devem ser enviadas por WhatsApp para o número (91) 98828-7636, as seguintes informações: Nome completo, telefone, endereço completo e bairro. A coleta será feita pela cooperativa em até 48 horas após a solicitação.


Serviço:
Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (CONCAVES)
Endereço: Av. Bernardo Sayão, N° 2176, entre Roberto Camelier e Quintino Bocaiúva.
Contato: (91) 98828-7636
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais: Facebook - Concaves Brasil; Instagram - concaves.coop

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.