UNIMED Belém inaugura Hospital UNIMED Prime

 

Hospital Unimed Prime (HUP) com tecnologia de ponta e estrutura moderna (Sidney Oliveira / O Liberal)

 

O centro médico mais moderno do Pará tem a marca do cooperativismo. O novo hospital da UNIMED Belém, localizado na travessa Castelo Branco, conta com tecnologia de ponta e equipamentos de última geração.  Foi inaugurado na última terça (27), em evento com formato híbrido. Na semana que vem, o hospital já estará aberto 24 horas para atender os beneficiários do plano de saúde.

 

Os atendimentos serão iniciados de forma gradativa, com cerca de 40% da capacidade total. Dentro de alguns dias, quando o funcionamento do hospital já estiver com a sua capacidade máxima, 176 leitos estarão disponíveis para os beneficiários, dos quais 30 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

"Inicialmente, trata-se de um hospital geral, então nós teremos todas as especialidades da clínica médica e da cirurgia, dentre elas, as cirurgias cardíacas, geral, neurológica, além de exames de todos os tipos. A única área que ainda não está contemplada nesta etapa do projeto é o materno-infantil, que está sendo projetado para um futuro não muito distante", explicou o presidente do conselho administrativo da UNIMED Belém, Dr. Wilson Niwa.

 

Ele conta que a experiência dos pacientes dentro do hospital foi completamente planejada, desde o momento em que eles entram na unidade, até o recebimento da alta, com uma estrutura que oferece conforto e qualidade de atendimento. "A estrutura arquitetônica foi projetada para ser um local bem aconchegante, com uma pegada diferente de ambiente hospitalar. É um ambiente que parece mais um hotel do que um hospital, com todos os processos de atendimento para realmente proporcionar uma jornada para o paciente bastante agradável", pontua.

 

Um dos equipamentos de última geração que estarão disponíveis para os pacientes é a plataforma de hemodinâmica Azurion, da Phillips, a única da região Norte do Brasil, cujo investimento foi de cerca de R$ 7 milhões. Um hemodinamicista estará 24 horas em plantão para operar o equipamento.

 

Equipamento de ressonância magnética do HUP é um dos mais modernos do Brasil (Sidney Oliveira / O Liberal)

 

"É um equipamento de ponta, o mais moderno que existe nessa categoria, e ele faz exames não só de cardiologia, mas também vasculares e neurológicos", afirmou a administradora e gestora hospitalar da UNIMED, Stephanie Valdivia.

 

O HUP também conta com tecnologias sustentáveis, como a energia solar, o reaproveitamento de água da chuva e a certificação paperless, ou seja, trata-se de um hospital sem uso de papel. "A sustentabilidade, muitos só assemelham à parte ambiental, mas ela tem o foco econômico, financeiro e, também, ambiental. "Com o nosso sistema de reaproveitamento de água da chuva, por exemplo, a gente consegue abastecer e fazer a distribuição para todos os nossos banheiros e as torneiras dos nossos jardins. Com isso, nós cuidamos do meio ambiente e reduzimos o impacto financeiro que teríamos dentro da unidade", ressaltou Stephanie Valdivia.

 

Plataforma de hemodinâmica Azurion, da Phillips, a única da região Norte do Brasil (Sidney Oliveira O Liberal)

 

Além disso tudo, o novo Hospital Unimed Prime também terá uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Desta forma, a unidade irá realizar o tratamento dos resíduos antes descartá-los ao meio ambiente. "Também temos o sistema de fachada ventilada, que é a aplicação de uma tecnologia onde a gente tem a circulação do ar, e isso reduz o impacto térmico dentro do hospital, gerando menos consumo de ar condicionado", acrescentou.

 

A cooperativa atende 276 mil clientes da capital e 36 mil do intercâmbio de outros Estados. A urgência e emergência ocorrem nas unidades Doca, BR e Batista Campos, ficando o Hospital Geral (HGU) exclusivamente para a assistência especializada.

 

 

“O trabalho da UNIMED Belém é fantástico. No Pará, é a maior prova de que, com o esforço coletivo e os princípios cooperativistas, é possível desenvolver toda a sociedade. É um orgulho poder dizer que o maior centro médico paraense é de uma cooperativa. Podem contar conosco para continuarmos fomentando o crescimento da singular, seja na formação profissional, monitoramento ou mesmo em ações de promoção social”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Adaptado de O Liberal

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.