Comunicadores discutem estratégias para difusão do Cooperativismo

 

Com o intuito de fortalecer a comunicação cooperativista, o Sistema OCB/PA realizou na última quarta-feira (25) o 1° Encontro de Comunicadores do Cooperativismo Paraense. O evento reuniu representantes de cooperativas de diversos municípios do Pará, que puderam analisar e discutir propostas para o Plano Estadual de Comunicação Cooperativista. O encontro contou também com palestra do jornalista e professor Guarany Júnior.

 

O encontro teve a importante finalidade de reunir os pontos focais de cada cooperativa que atuam no setor de comunicação para alinhar a identidade, linguagem e a estratégia comunicacional no segmento de forma integrada. Dessa forma, representou um primeiro momento de diálogo e reconhecimento, para que se possa desenvolver um plano de trabalho efetivo.

 

“O trabalho de comunicação apresenta um papel fundamental para a divulgação do cooperativismo aqui no estado. Com esse evento, conseguimos reunir diversos comunicadores de diferentes cooperativas para debater e desenvolver, de forma cooperativa, as melhores estratégias para maior inserção na mídia regional e no público em geral. Com isso, objetivamos que os paraenses possam conhecer o cooperativismo e, acima de tudo, mostrar que o cooperativismo é uma importante ferramenta de resolução social, econômica e ambiental”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

No primeiro momento do encontro, foi realizada a palestra sobre Estratégias de Comunicação e Marketing, ministrada pelo jornalista, administrador, professor e consultor, Guarany Júnior. Durante a palestra, foram abordados assuntos que versavam sobre a necessidade de absorção dos princípios cooperativistas na cultura organizacional das cooperativas, a partir de uma comunicação alinhada à identidade do movimento cooperativista. Ao final, Guarany Júnior divulgou que estará realizando uma parceria com o Sistema OCB/PA, visando realizar consultorias de marketing para o cooperativismo paraense.

 

Ainda no primeiro momento, Daniele Lemke, Gerente de Comunicação do Sistema OCB nacional, realizou a apresentação das estratégias de comunicação que vêm sendo desenvolvidas pela campanha SomosCoop em nível nacional. Além disso, a Gerente de Comunicação também reforçou a importância da realização de eventos como o 1º Encontro de Comunicadores do Cooperativismo.

 

“É muito importante a gente ter a frente uma gestão que se preocupa tanto com a comunicação. A reunião de diversas cooperativas em eventos como o que foi realizado hoje é essencial, porque a comunicação não é feita sozinha. Então, a gente precisa mesmo se unir e pensar em uma comunicação eficiente para atender todos os nossos objetivos”, declarou.

 

O segundo momento do encontro foi destinado para a apresentação de propostas para a construção coletiva do Plano de Comunicação do Cooperativismo Paraense, cuja finalidade é promover, por meio de parcerias comerciais com emissoras de televisão, rádio e jornais, uma atuação continuada do cooperativismo nas mídias paraenses.

 

“O grande diferencial do Plano de Comunicação do Cooperativismo Paraense é possibilitar, por meio de um projeto coletivo, uma estratégia continuada e não simplesmente pontual. Uma das vantagens é, com a união das cooperativas, obter o poder de barganha e possibilitar que singulares de menor porte também tenham condições de participar proporcionalmente do projeto”, explicou o coordenador do evento, Wesley Santos.

 

Participaram as cooperativas SICOOB COOESA, Unimed Belém, Unimed Oeste, Uniodonto Belém, SICREDI Norte, SICOOB COIMPPA, CASP, SICOOB Transamazônica, SICOOB Unidas, CAMTA, COOPERCON, CACAUWAY, SICREDI Sudoeste MT/PA e COOPERNORTE. Os participantes debateram de forma conjunta estratégias para a divulgação do cooperativismo no Pará, trabalhando com aspectos que buscam representar o cooperativismo e a regionalidade paraense.

 

“Com tudo o que passamos nesse últimos anos, estar reunido aqui para elaborar algo estratégico capaz de elevar as marcas das cooperativas é muito importante para a gente. Além disso, esse foi um importante momento para conhecer as outras cooperativas do estado. Eu sentia a necessidade de ter essa comunicação para que fosse possível construirmos juntos estratégias focadas na difusão do cooperativismo e das nossas marcas”, destaca Luana Barros, gerente da CACAUWAY Belém.

 

Durante a apresentação das propostas para o Plano de Comunicação do Cooperativismo Paraense, os comunicadores levantaram também a importância da realização de estratégias voltadas para o meio digital, que assim como os meios tradicionais, também é um relevante meio comunicacional e que apresenta suma importância para a divulgação do cooperativismo.

 

“Acredito que vamos ter um impacto muito maior unindo forças para o desenvolvimento de um plano estadual de comunicação para o cooperativismo. A elaboração desse plano é essencial para a divulgação do sistema cooperativista, porque o cooperativismo ainda não é tão reconhecido pelo pela população em geral. Então, acredito que é só realmente a partir da união que vamos conseguir aparecer e mostrar a força do cooperativismo para o estado”, ressalta Andressa Aguiar, Coordenadora de Marketing da Unimed Oeste do Pará.

 

O encontro representou um significativo primeiro passo para o desenvolvimento e fortalecimento da comunicação cooperativista no estado do Pará. Sendo assim, as considerações, sugestões e propostas debatidas durante o encontro serão analisadas e desenvolvidas para apresentação em um próximo encontro de comunicadores do cooperativismo.

 

“O reconhecimento por parte da sociedade é um dos principais desafios do cooperativismo paraense e que está presente na visão de futuro do Sistema OCB. Especialmente na região Norte, onde o cooperativismo é um fenômeno relativamente recente, o nível de conhecimento sobre o que é uma cooperativa, como funciona e quais vantagens apresenta frente ao empreendedorismo individual ainda é bem menor se comparado a outras regiões do país, em que a cooperação se tornou algo tradicional. Dessa forma, buscamos realizar o encontro de comunicadores para encontrar estratégias efetivas e de forma conjunta para a divulgação do cooperativismo no Pará”, afirma Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.