Centro Mulheres de Barro expande os seus negócios para o e-commerce

 

Agora, as cerâmicas produzidas pelo Centro Mulheres de Barro também podem ser adquiridas de forma online em sua loja virtual. O Centro é uma iniciativa administrada pela Cooperativa dos Artesãos da Região de Carajás – Mulheres de Barro, que produz peças com formas e grafismos inspirados em vestígios recuperados de sítios arqueológicos da Serra dos Carajás, na Floresta Nacional Tapirapé-Aquiri (Flonata).

 

A loja online oferece produtos como jarros, utilitários, produtos para decoração e acessórios que podem ser entregues em todo o Brasil. É importante ressaltar que as compras podem ser feitas de forma 100% segura e parceladas em até 3 vezes.

 

“Além da loja física, agora também temos a nossa loja online, que é fundamental para desenvolver um alcance comercial maior. Com isso, conseguimos fazer com que as nossas peças cheguem a locais além do município de Parauapebas, alcançando novos clientes e desenvolvendo ainda mais as atividades realizadas pelas Mulheres de Barro”, afirma Sandra Santos, presidente da Cooperativa dos Artesãos da Região de Carajás – Mulheres de Barro.

 

Os traços das cerâmicas do Centro Mulheres de Barro são inspirados na cerâmica produzida pelos povos que habitavam as proximidades do Rio Itacaiúnas e seus afluentes. A partir disso, são produzidas peças que buscam unir características da cerâmica contemporânea à cerâmica ancestral. A modelagem e ornamentação dos produtos é toda feita manualmente e a base da pintura são pigmentos provenientes de minerais da região, como minério de ferro, manganês, e argilas coloridas.

 

“O grupo e a marca Mulheres de Barro surgiram nas oficinas do programa de educação patrimonial, vinculado aos projetos de prospecção e salvamento arqueológico ocorridos na área do Projeto Salobo (PA), no período de 2005 a 2011. Algumas dessas mulheres já produziam artesanato usando sementes e outras matérias-primas, e nessas oficinas potencializaram o seu trabalho de artesãs ao aprenderem a lidar com o barro e transformá-lo em cerâmica pela química mágica da queima. Contudo, mais do que aprender a usar técnicas de produção ceramista, essas mulheres já intencionavam buscar referências ancestrais que germinassem uma identidade visual para o artesanato local", conta Sandra Santos.

 

A cooperativa é composta principalmente por cooperadas mulheres ceramistas, instrutoras de arte e gestoras culturais. Atualmente, as instalações do Centro Mulheres de Barro em Parauapebas, contam com uma galeria de exposição, uma loja, um ateliê e um espaço educativo. Na galeria são expostos conteúdos museográficos com temática arqueológica, minerais e culturais da microrregião de Parauapebas. A loja física oferece aos visitantes, comunidade e turistas o artesanato cerâmico produzido pelas Mulheres de Barro.

 

O ateliê do Centro está equipado para a produção das peças, sendo realizadas no local atividades como o preparo da matéria prima, modelagem, decoração e queima. Além disso, o Centro conta com um espaço o educativo, que consiste em uma sala ampla com mobília e equipamento audiovisual para a realização de diversas linguagens artísticas e educação patrimonial, a partir de estratégias diversas como rodas de conversa, seminários, oficinas, apresentações teatrais, musicais, folclóricas, exposições e incentivo à leitura.

 

O Centro Mulheres de Barro também busca levar conhecimento para a sociedade a partir da realização de oficinas gratuitas, sendo elas: Educação patrimonial com iniciação às artes visuais para crianças de 9 a 15 anos, Artes visuais - Iniciação, Artes Plásticas e artesanais contemporâneas, Artesania cerâmica, Tecelagem em fibras naturais e Artesanato em Sementes.

 

Serviço:

Centro Mulheres de Barro de Exposição e Educação Patrimonial
Endereço: Alameda Castelo Branco, 107 – Qd 187 Lt – Rio Verde,
Parauapebas – PA
Loja Virtual: https://www.mulheresdebarro.com.br/
Telefone: (94) 99165-1604 / Whatsapp: (94) 99165-1604
Instagram: @centromulheresdebarro

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.