Presidente Itinerante beneficiou 1.124 pessoas no Oeste do Pará

 

A região Oeste do Pará foi a primeira a receber o projeto Presidente Itinerante. Após o levantamento de demandas durante as visitas, foi executado um plano de trabalho para auxiliar o desenvolvimento da região com ações de aprimoramento da gestão, organização social e documental, programa de inteligência de mercado institucional e cursos de capacitação. No total, já foram beneficiadas 1.124 pessoas.

 

Nas cooperativas agropecuárias, a estratégia identificada foi a aplicação do programa de Inteligência de Mercado Institucional (IMI), que está mapeando o cenário comercial de demandas no setor público, em especial nas forças armadas, para a aquisição de produtos de cooperativas por meio de chamadas públicas. Receberam as ações as cooperativas: COOPBOA, COOPAFS, COOMAPLAS, COOFAM, COOAFAJUR e ACOSPER.

 

“Em Santarém, seguimos a estratégia do ramo agro em nível estadual, que é o fortalecimento das cooperativas a partir de Centrais e da consolidação de dados para subsidiar o mercado sobre a produtividade do segmento, assim como orientar a nossa organização produtiva”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Outro ramo destaque da região e que foi atendido pelo Presidente Itinerante foi o Educacional, que sofreu grandes impactos durante a pandemia e ainda busca se reestruturar. Para tanto, foi feita a aplicação do Programa de Aprimoramento da Gestão Cooperativista (GESCOOP) nas cooperativas COOPSÓSTENES, COOPERATALAIA, HENRY FORD, COOTEBEL e COOMEC.

 

A ferramenta faz a análise do ambiente interno e do ambiento externo da cooperativa, criando um planejamento estratégico de forma coletiva, conforme os apontamentos que a própria diretoria identificou. O GESCOOP também foi aplicado na TURIARTE, singular que atua com o turismo de base comunitária na região e que busca alternativa para o melhor aproveitamento do potencial que a região tem nesse setor.  

 

“E já temos agendas planejadas para a aplicação do GESCOOP em outras 5 cooperativas do Oeste, todas do ramo agropecuário. A intenção com o Presidente Itinerante é exatamente criar um plano de trabalho que seja um ponto de partida para uma atuação continuada nas cooperativas, mas com um direcionamento efetivo”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Outra ação estratégica foi a aplicação do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC). A ferramenta contempla a resolução de um questionário que tem a função de analisar a conformidade da cooperativa com o estatuto, documentos internos, editais e instrumentos legais. Após a conclusão, um relatório com resultados e indicadores foi gerado e entregue à cooperativa para eventuais ajustes.

 

O PAGC está em aplicação em 3 cooperativas educacionais, 1 cooperativa de turismo e em 1 cooperativa agropecuária. O Sistema OCB/PA já possui agenda planejada para 5 cooperativas do ramo agropecuário na região Oeste.

 

Já o Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC) foi aplicado em 1 cooperativa de saúde, 1 cooperativa de turismo e está em fase de execução em 3 cooperativas educacionais. A ferramenta mede indicadores da gestão da cooperativa, visando a melhoria na qualidade e o aumento da competitividade das organizações.

 

Por meio do PDGC, as cooperativas farão um diagnóstico referente a aspectos como planejamento estratégico, gestão, governança, relacionamento com o cooperado, legislação, entre outros.

 

Já em relação às demandas levantadas na área da formação profissional, já foram realizados 4 cursos do módulo doutrinário do cooperativismo em singulares agropecuárias e de turismo. Uma das atendidas foi a COOMFLONA, que capacitou futuros cooperados que devem ingressar na cooperativa com o aumento da demanda do manejo florestal.  Ainda há agenda planejada para realização de cursos em 6 cooperativas agropecuárias.

 

Também foram atendidas demandas pontuais levantadas durante as visitas do Presidente Itinerante, como auxílio da assessoria jurídica do Sistema OCB/PA às cooperativas: COOPETAXI para participação em licitação da Infraero; COOPSOSTENES para auxilio na análise no PCCR; COOFAM em processo licitatório da merenda escolar.

 

O Sistema OCB/PA ainda participou das Assembleias Gerais Extraordinárias da TURIARTE, COOMFLONA, COOPSOSTENES; visitas técnicas para registro de dois grupos interessados em se registrar no Sistema OCB/PA; acesso à linha de crédito emergencial do Fundo Esperança para as cooperativas COOPBOA, CCAMPO E COOPERATALAIA.

 

“O Presidente Itinerante no Oeste do Pará alcançou resultados muito positivos, entre eles, a retomada de um ponto fixo de atendimento do Sistema OCB/PA na região, localizado na Avenida Borges Leal em Santarém e que irá atender os demais municípios. Por certo, o cooperativismo irá se fortalecer ainda mais no oeste paraense”, completou Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.