LABCOOP chega a sua quinta turma com mais de 70 pessoas atendidas

 

Voltado para atender as cooperativas e comunidades em situação de vulnerabilidade, o LABCOOP busca oferecer cursos gratuitos de informática básica para pessoas de baixa renda. Atualmente, o projeto já iniciou as atividades da sua quinta turma e a sexta turma está programada para ocorrer no mês de outubro. No total, o projeto já alcançou mais de 70 pessoas entre cooperados, seus familiares e comunidades vulneráveis da região metropolitana.

 

O projeto é fruto da parceria entre o Sistema OCB/PA, Unimed Belém e a Universidade Federal Rural da Amazônia. Dessa forma, para o desenvolvimento do LABCOOP, a OCB/PA atua com a disponibilização do espaço físico, contando com toda a infraestrutura de energia, climatização e acesso à internet, necessários para a realização do projeto. A Unimed Belém realizou a distribuição dos computadores e equipamentos. Enquanto que a UFRA disponibiliza os professores responsáveis por ministrar os cursos.

 

As principais cooperativas contempladas pelo projeto são as cooperativas de Trabalho, Produção de Bens e Serviço, cooperativas de catadores de materiais recicláveis e cooperativas de Transporte da região Metropolitana de Belém. Além de atender comunidades externas atendidas pela UFRA. Algumas das cooperativas beneficiadas foram: COOTPA; COOPPTRANS; COCAVIP; Unimed Belém; SICOOB. Além disso, também foram atendidas comunidades dos bairros do Jurunas, Guamá, Mangueirão, Icoaraci e Bengui. 

 

“A inclusão digital possibilitada pelo LABCOOP está diretamente ligada aos ideais do cooperativismo, uma vez que o projeto se enquadra perfeitamente no sétimo princípio do cooperativa voltado para o interesse pela comunidade sendo uma ação de promoção social e o quinto princípio cooperativista, que está pautado no desenvolvimento da educação, da formação e da informação. Além disso, o projeto também vem com uma importante relevância social ao democratizar o acesso às tecnologias da informação para pessoas de baixa renda”, explica Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

Com o importante objetivo de promover a inclusão digital, o projeto trabalha conceitos básicos de informática em módulos como: Desvendando o computador - conceitos básicos; Introdução à edição de texto; Introdução a planilha eletrônica; Introdução à apresentação; utilizando o computador de forma ética, consciente e segura.

 

Formado na primeira turma do LABCOOP, Luan Pereira Saldanha, de 18 anos, filho da presidente da Cooperativa de Trabalhadores Profissionais do Aurá (COOTPA), destaca a importância do projeto. “Pra mim, foi muito importante conhecer essa área porque eu nunca tive essa experiência de mexer com computador. Então, isso me ajudou bastante a saber que, ultimamente, o mercado necessita de pessoal que saiba informática, que tenha uma experiência. E com certeza o curso me ajudou muito. Antes eu só conhecia o básico do básico", disse Luan.



Serviço: 

Mais informações: Edilson Júnior - 91 99346-9466, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.