FUNPAPA e SESCOOP/PA irão firmar termo de cooperação técnica

 

Mesmo em contextos sociais marcados pela falta de oportunidade, o cooperativismo é capaz de transformar vidas. É o que busca a parceria entre o SESCOOP/PA e a Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) por meio de termo de cooperação técnica. O objetivo é promover a capacitação profissional de jovens atendidos por serviços e medidas socioeducativas com foco no empreendedorismo coletivo. O termo será formalizado no início do mês de Outubro.

 

A Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) é responsável pela gestão da Política de Assistência Social no município de Belém. A instituição desenvolve ações para garantir o acesso aos serviços, benefícios e programas socioassistenciais. Além de viabilizar orientação e encaminhamento às demais políticas públicas, tais como Saúde e Educação, objetivando universalizar direitos sociais para os indivíduos e/ou famílias.

 

No final do mês de agosto, a equipe do SESCOOP/PA já realizou uma palestra introdutória para a apresentação do modelo cooperativista e suas funcionalidades. Dessa forma, a partir do entendimento sobre o que é o cooperativismo, os jovens atendidos pela FUNPAPA que se interessarem pela constituição de uma cooperativa poderão contar com o suporte do SESCOOP/PA.

 

“Havendo o interesse do grupo participante dessas palestras na constituição de uma cooperativa, vamos utilizar os nossos serviços do SESCOOP/PA com o projeto Incubcoop para auxiliar na constituição e também oferecer cursos básicos de cooperativismo para que se inicie essa cooperativa”, afirma Nelian Rossafa, assessora jurídica do Sistema OCB/PA.

 

As ações realizadas por meio do termo de cooperação vão ser voltadas para os jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto e seus familiares. Com duração de um ano, o termo pode ser prorrogado caso seja de interesse da FUNPAPA e do SESCOOP/PA.

 

“Essa iniciativa demonstra o nosso empenho em atender a missão social, que é um dos pilares do cooperativismo. Com o termo de cooperação, conseguiremos trazer uma alternativa para a inserção de renda para esses jovens e seus familiares. Dessa forma, mesmo que o mercado de trabalho feche as portas para eles, ainda possuirão a alternativa do empreendedorismo por meio do cooperativismo” declara Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

É importante ressaltar que os jovens participantes das palestras já realizam outros cursos de capacitação ofertados pelo Sistema S do governo, formado por instituições como Senai, SENAC e SENAT. Dessa forma, o cooperativismo entra como uma alternativa para o empreendedorismo de atividades nas quais esses jovens já possuem um certo nível de capacitação.

 

“Essa cooperação é muito importante para que a gente possa estimular o empreendedorismo nos jovens atendidos e em seus familiares. Além da inclusão produtiva por meio de estágios e aprendizagem, nós também queremos estimular o empreendedorismo nesses jovens, uma vez que no dia-a-dia dos nossos atendimentos, encontramos muitas meninas que apresentam pra gente o interesse de começar um negócio próprio, sendo fundamental o apoio de uma instituição como o SESCOOP/PA”, destaca Jesiane Wanziler, psicóloga da Funpapa.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.