Ipixuna do Pará busca fomentar atividades produtivas locais

 

As cooperativas são um dos atores principais da nova política municipal de desenvolvimento econômico que Ipixuna busca implementar. Em evento promovido pela prefeitura nesta terça (28), o Sistema OCB/PA se comprometeu em auxiliar na organização produtiva da agricultura familiar local que busca a verticalização da castanha de caju. Na ocasião também foi inaugurada a Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae Pará.

 

Também estiveram presentes representantes das instituições parceiras Sedeme, Jucepa e Câmara dos Vereadores. A proposta é criar um plano de trabalho para o município utilizando a expertise de cada parceiro.


A Sala do Empreendedor irá funcionar no espaço do departamento de indústria e comércio com infraestrutura para receber os empreendedores e prestar as orientações que a população precisa.

 

Um dos grupos a serem atendidos será a Cooperativa de Integração Industrial (COOPIAF). Formada por 27 pequenos agricultores que trabalham na cadeia de hortaliças e fruticultura, a cooperativa já industrializa polpas de fruta e está com perspectiva da verticalização da castanha de cajú.

 

A agroindústria já está certificada com capacidade de produção de polpas de fruta que chega a 500kg por dia. O beneficiamento ainda é feito artesanalmente. O principal canal de comercialização é o mercado institucional como a prefeitura, PNAE e PAA. Também atende parte do comércio local.

 

“Precisamos mecanizar nossa produção para podermos ampliar nossa participação no mercado de polpas. Em relação à castanha, buscamos estruturar a verticalização para não mais apenas entregarmos o fruto, mas também agregarmos valor ao que produzimos. Sozinhos, não conseguimos. Precisamos do apoio de todos os parceiros”, afirmou Agenor Silva, diretor Presidente da COOPIAF.

 

O SEBRAE/PA se comprometeu em executar consultoria junto aos produtores para elaboração de um diagnóstico de levantamento do atual estágio produtivo da cooperativa e o Sistema OCB/PA irá auxiliar no processo de reorganização interna para, juntos, compreenderem a capacidade produtiva. Desta forma, auxiliar o município na aquisição dos produtos para a merenda escolar.

 

“Essa é a Política macroeconômica de fomento que buscamos. Nesse novo momento, ao mesmo tempo em que queremos gerar infraestrutura para a cidade, buscamos alternativas para geração de emprego e renda. Queremos caminhar juntos pela melhoria de Ipixuna”, enfatizou o prefeito Artemis Oliveira.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.