AGO OCB/PA 2022: Regularize sua cooperativa até 31 de dezembro

 

Como rege o princípio da gestão democrática, é na Assembleia Geral das cooperativas paraenses que se define os rumos do Sistema OCB/PA. Para participar e ter direito de voto, as singulares devem estar com seu registro regular até 31 de dezembro, considerando aspectos financeiros e documentais conforme versa regulamento interno. Verifique a situação da sua cooperativa e participe da AGO 2022 da OCB/PA.  

 

No momento em que as cooperativas se filiam à OCB/PA, elas passam a realizar três contribuições ao sistema, sendo elas: a contribuição cooperativista, a contribuição confederativa e as taxas de manutenção. Tais contribuições são fundamentais para manter o bom funcionamento do cooperativismo paraense.

 

Em relação ao aspecto documental, as cooperativas precisam enviar anualmente ao sistema os seguintes documentos: ata de assembleia do conselho diretor vigente, ata de assembleia do conselho fiscal vigente, balanço patrimonial e a DRE do exercício encerrado, além do número de cooperados e número de empregados. Tal envio é fundamental para atualizar as informações referentes às cooperativas tanto no banco de dados da OCB/PA quanto da OCB nacional.

 

A regularidade das cooperativas está diretamente ligada ao Sou.coop da OCB nacional, que é o sistema de controle de registro das cooperativas do Brasil. Estando com todas as suas informações atualizadas, é possível que a cooperativa esteja no panorama do cooperativismo divulgado pela OCB nacional. Publicado anualmente para todo o país, o panorama é uma importante ferramenta para que a cooperativa ganhe espaço e também tornar possível que outras cooperativas venham a conhecer o seu trabalho, resultando em possíveis intercooperações. 

 

A regularização também é de suma importância para que as cooperativas tenham acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema OCB/PA. “Trabalhamos conforme a demanda das cooperativas, seja de formação profissional, monitoramento ou promoção social. No entanto, mediante regulamento interno, as inadimplentes não podem ter acesso às soluções disponibilizadas pelo Sistema OCB/PA. Por isso, é importante sempre que busquem a sua regularidade. Estamos à disposição para auxiliá-las, buscando as melhores condições de negociação”, afirma Kelly Miranda, analista administrativo da OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.