Cooperativas minerais apoiam na preservação do Rio Jamanxim

 

 

Cerca de 60 mil alevinos da espécie Tambaqui foram soltos no Rio Jamanxim no último domingo (07) em Novo Progresso. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Meio de Ambiente (SEMMA), contou com o apoio da Federação das Cooperativas dos Garimpeiros do Pará (FECOGAP). O objetivo foi conscientizar a população sobre a preservação do Rio Jamanxim, promovendo também o recolhimento do lixo às margens do rio.

 

Segundo João Maria dos Santos Secretário Municipal de Meio Ambiente, 60 mil alevinos foram soltos com ajuda de empresários da cidade. Dois contêineres de lixo foram recolhidos das margens do rio. O evento foi na Praia da Liberdade. “35 mil alevinos da espécie Tambaqui foram soltos neste local, outros 25 mil serão soltos no distrito de Vila Isol e na praia do Santa Julia”, disse João Santos.

 

O domingo foi festivo e teve coleta de lixo em gincana, as equipes se dividiram para recolher lixo às margens do rio, no final as equipes vencedoras receberam prêmios. A FECOGAP esteve representada no evento pelo seu diretor financeiro, Pedro Mello, que também é presidente da COOPERTRANS.

 

“Conscientes do nosso papel na preservação dos ecossistemas, decidimos também contribuir com a iniciativa na aquisição dos alevinos. Como cooperativas, cumprimos o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. Mais uma vez mostramos que a pequena mineração está atenta às demandas socioambientais das nossas comunidades”, afirmou o presidente da FECOGAP, Amaro Rosa.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.