Cooperativismo paraense é representado em congresso na Espanha

 

 

A Universidade de Alicante, na Espanha, tem aberto as portas da academia para um maior conhecimento sobre o cooperativismo paraense na Europa. A convite da instituição de ensino, o Sistema OCB/PA, por meio dos membros do Conselho de Administração do SESCOOP/PA participaram do 15º Congresso Internacional de Cooperativismo, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que também teve apoio do IFPA Castanhal. O presidente Ernandes Raiol apresentou as ações desenvolvidas na agricultura familiar cooperativista no Estado.   

 

 

A programação ocorreu de 08 a 10 de novembro, reunindo acadêmicos e representantes do cooperativismo do Brasil, França, Equador, Portugal e Espanha para compartilhar as práticas cooperativistas em cada localidade. O presidente Ernandes Raiol ministrou a palestra “Desenvolvimento do Cooperativismo no Pará com ênfase na agricultura familiar. Desafios e progresso”. Apresentou-se o cenário das cooperativas agro e os resultados obtidos por meio de programas estratégicos, como a Matriz da Cooperação.

 

 

A realização do Seminário é fruto da parceria das instituições: Sistema OCEPAR e OCB/PA, IFPA Castanhal, Universidade Estadual do Paraná, Universidad de Alicante (UA), Instituto Universitário de Estudos Sociais da América Latina da UA, Grupo de Investigações Desenvolvimento Rural e Empreendimentos Solidários na União Européia e América-Latina (Coodresuel), Universidade de Le Mans (França), Universidade Central e UTE, ambas do Equador. Colaborou ainda a Sociedade Cooperativa Corazón Verde (Espanha), Federação Valenciana de Empresas Cooperativas de Trabalho (Fevecta) e Integrada Cooperativa Agroindustrial (PR).

 

“Foram momentos bastante produtivos de diálogo e discussão científica, sempre com o objetivo de buscar alternativas para o desenvolvimento do cooperativismo. O Pará, inclusive, despertou o interesse dos acadêmicos, que já enxergam o potencial do segmento na transformação socioeconômica dos produtores. As cooperativas são um dos atores principais para a devida valorização do que é produzido na Amazônia”, reiterou Raiol.

 

A Universidade de Alicante, é uma instituição plural e acolhedora, com um dos melhores campi universitários do país. Possui cursos em todas as áreas do conhecimento, organizando-se em seis faculdades e uma Escola Superior Politécnica. A comunidade universitária consiste em cerca de 3.800 professores e pessoal administrativo. São mais de 32 mil alunos, sendo 2 mil estudantes estrangeiros.

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.