Seminário marca o retorno das atividades da CUIA e aborda o tema da intercooperação

 

O fortalecimento das centrais regionais é uma das principais estratégias para o desenvolvimento do ramo agro. Na última semana, ocorreu o Seminário da Central das Cooperativas de Produção Familiar da Região Amazônica (CUIA), com o tema “Intercooperação e a importância da central para o desenvolvimento das singulares”. O evento foi realizado em Parauapebas e contou com o apoio direto do Sistema OCB/PA, além do apoio de instituições parceiras como a DGRV, o IFPA, a Emater e a prefeitura do município.

 

Organizado pela CUIA, o seminário debateu os próximos passos para o desenvolvimento da Central, além de retomar as tratativas da CUIA que foram paralisadas durante a pandemia. Durante o seminário também foi dada continuidade às definições do Seminário Especial do Cooperativismo Agropecuário Paraense, que ocorreu em junho de 2021.

 

O primeiro dia de programação do seminário contou com uma apresentação sobre o histórico da CUIA e o seu status atual. Além disso, também ocorreu uma palestra com Silvio Giusti, consultor externo da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). Durante a palestra foram abordados temas como: A força da intercooperação; O papel da central no desenvolvimento das singulares; a responsabilidade das singulares para o desenvolvimento e sustentabilidade da Central; processo de adesão da singular à Central.

 

“Foi uma ótima experiência ter participado do seminário. O evento contou com um notável número de cooperativas presentes, que participaram ativamente durante o seminário. Além disso, foi possível perceber um bom relacionamento entre as lideranças, o que é muito importante no processo de constituição de uma Central” declara Silvio Giusti.

 

Ainda no primeiro dia, o seminário contou com a realização de uma oficina, na qual as cooperativas presentes puderam falar sobre os desafios e as dificuldades enfrentadas por elas para se organizar e promover um desenvolvimento sustentável. A partir das informações levantadas na oficina, foi elaborado um plano de ação a partir da necessidade de cada cooperativa e da diretoria da Central.

 

Em seu segundo dia de programação, o seminário contou com a realização da assembleia geral extraordinária CUIA, na qual foi realizada a atualização do quadro de cooperativas participantes, que incluiu cinco novas cooperativas na Central. Na assembleia também foi realizada a eleição da nova diretoria da CUIA.

 

“Durante o seminário, falamos sobre as necessidades da intercooperação regional para o fortalecimento do cooperativismo para conseguirmos acessar e nos manter nos mercados institucionais e privados. Dessa forma, é muito importante juntar os administradores das cooperativas para debater os assuntos que são comuns para todos e também trocar experiências com os relatos de cada um. Além disso o seminário também vem com a importância de planejar ações futuras, pensar na continuidade dos projetos das singulares e da Central juntamente com a OCB/PA”, destaca Selma Santos, presidente da COOAFAC, cooperativa que se filiou a CUIA e também participou do planejamento, da organização e da realização do seminário.

 

Por fim, o seminário se encerrou em seu segundo dia com a visita na cooperativas: COOPER (Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Região De Carajás); COOAPAIG (Cooperativa de Produtores de Leite e Derivados de Parauapebas) e COOEX (Cooperativa Dos Extrativistas Da Flona De Carajás).

 

“Um dos principais objetivos do seminário era fazer justamente com que houvesse um entendimento maior sobre o papel da Central e como ela pode apoiar as singulares na realização do desenvolvimento sustentável. Com isso, foi possível perceber também a importância de organizar ainda mais essa questão da formação de redes entre as cooperativas para que elas possam estar realizando então a intercooperação”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

No total, participaram do seminário 13 cooperativas, sendo elas: COOMFAM; COOAPAIG; COOMAFI; COOAFAC; COOPRA; COOPFRA; COEX; CAMPPAX; COOMASJA; COOPER; COOASAFRA; COOPEFAM; COOASP.

 

CUIA

A CUIA foi fundada em 25 de julho de 2018 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do cooperativismo voltado à produção familiar pautada no desenvolvimento sustentável. Um dos eixos de atuação da CUIA é a formação e capacitação dos seus associados. Foi com esse foco que a Central realizou esse seminário, que contou com o apoio do SESCOOP/PA.

 

“O cooperativismo é um instrumento para viabilizar a permanência das pessoas em suas propriedades, com geração de renda e qualidade de vida. É um meio para fazer o diálogo sobre um desenvolvimento com inclusão, responsabilidade ambiental e social. Ao longo de 1 ano e meio de Central, o SESCOOP/PA vem nos auxiliando na capacitação de lideranças e de agricultores para ampliar o processo de conhecimento do cooperativismo e o seu papel no desenvolvimento do Estado”, enfatizou o presidente da Cuia, Milton Zimmer.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.