Sistema OCB/PA comemora os resultados do cooperativismo paraense em 2021

 

Celebrando o movimento de retomada do cooperativismo, o Sistema OCB/PA realizou na última quinta-feira (16) o Jantar de Confraternização do Cooperativismo Paraense. O evento ocorreu no Prime Hall e contou com a participação de diversos representantes de cooperativas, do Governo do Estado, de secretarias de prefeituras e parlamentares, além da presença de parceiros estratégicos. Na programação do evento foram apresentados os resultados das atividades do Sistema OCB/PA em 2021, o lançamento da 2° edição da Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP) e o prêmio SomosCoop.

 

“Este evento é um momento muito significativo e especial para o cooperativismo paraense, no qual todas as cooperativas poderão estar reunidas novamente para celebrar os nossos resultados e o que temos planejado para o futuro. Além disso, este é o momento de enaltecer tudo aquilo que o cooperativismo representa, porque somos o movimento que equilibra o social e o econômico, em uma relação onde todos ganham, e aqui em nosso estado trabalhamos para conquistar um Pará mais justo, desenvolvido e cooperativo”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

No evento de confraternização foram apresentados os principais resultados conquistados, envolvendo principalmente as ações do projeto Presidente Itinerante, que faz parte do Programa de Retomada do Cooperativismo Paraense (RETOMACOOP/PA). No geral, o Presidente Itinerante percorreu 13.024 km em todo o estado do Pará, totalizando 1.008 horas de trabalho, 122 visitas e 25.541 pessoas alcançadas. Em 2021, foram realizadas um total de 145 ações concluídas, além de 78 ações em processo de conclusão e 102 planejadas para 2022.

 

“Com o presidente itinerante conhecemos experiências fantásticas que a sociedade paraense como um todo precisa conhecer. Isso só foi possível a partir do momento em que fomos visitar in loco cada cooperativa. Nessas visitas foi possível identificar o potencial de desenvolvimento que o cooperativismo tem em todo o estado do Pará. Dessa forma, é preciso que a sociedade paraense enxergue o cooperativismo como uma ferramenta de desenvolvimento, uma vez que o cooperativismo é algo muito grande, mas que ainda não é percebido pela população geral em nosso estado”, expõe Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.

 

 

Homenagens

Durante a programação do Jantar, também foram realizadas homenagens em reconhecimento a personalidades que, ao longo da história do cooperativismo paraense, contribuíram para o seu desenvolvimento.

 

O Sistema OCB/SESCOOP/PA também homenageou: Valdecir Palhares; Erivaldo de Jesus Araújo, Norma Sueli Alves dos Santos; Raimunda Maria dos Santos; Carlos Antônio de Lima Amorim; Antônio de Jesus Vale Batalha; José Melo da Rocha; Ivan Saiki; Vera Lúcia Almeida de Alencar; Alexandre Von; o governador Helder Barbalho.

 

Os troféus entregues para os homenageados da noite foram produzidos pela Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (COOMFLONA), que hoje congrega mais de 200 cooperados na região oeste do Pará. O material utilizado na produção é 100% nativo e certificado com o selo FSC, que atesta o bom manejo florestal.

 

 

Cooperativas de Destaque no Prêmio Excelência em Gestão

Durante a confraternização também foi realizada a entrega dos prêmios às cooperativas paraenses reconhecidas e destacadas nacionalmente pelo Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021.

 

O prêmio é uma iniciativa do SESCOOP que tem como objetivo reconhecer em nível nacional as cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócio cooperativista. Na edição de 2021, foram inscritas 310 cooperativas de todo o Brasil.

 

A cooperativa SICOOB Cooesa foi uma das 10 cooperativas no Brasil que receberam menção honrosa na categoria Destaque Busca pela Excelência. “Esse foi o primeiro passo para realização de um trabalho de excelência focado na gestão. Esse reconhecimento que recebemos é compartilhado com todos que fazem parte da SICOOB Cooesa, os nossos quase cinco mil cooperados, todo o nosso conselho de administração, a nossa diretora superintendente Andreia Almeida, além das nossas cooperativas irmãs do ramo de crédito. É importante destacar também que isso tudo foi possível com todo o apoio do Sistema OCB/SESCOOP/PA, que subsidiou diversos cursos de liderança e capacitação para os nossos cooperados e colaboradores”, destaca Márcia Ramos, presidente do conselho de administração do Sicoob Cooesa.

 

A cooperativa UNIMED Oeste do Pará recebeu reconhecimento no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A cooperativa do ramo Saúde foi premiada no nível Primeiros Passos de Excelência em Gestão, na categoria Bronze, se tornando a primeira cooperativa do Pará e da região norte a ser reconhecida nacionalmente. “A maior importância desse prêmio é o processo de qualidade que a gente passa com o nosso trabalho desenvolvido na Unimed Oeste. O prêmio também representa para o cooperativismo uma qualificação, uma melhoria de processos e uma profissionalização. Além disso, esse reconhecimento vem com o importante papel de incentivar todas as cooperativas a buscar a excelência e a cultura da qualidade em seus processos de gestão”, afirma Carlos Eduardo Antunes, gerente geral da UNIMED Oeste do Pará.

 

Prêmio SomosCoop Pará

O Jantar de confraternização também marcou o lançamento do Prêmio SomosCoop Pará, que pretende premiar boas práticas de governança, gestão e responsabilidade social adotadas por cooperativas paraenses com benefícios comprovados aos seus cooperados e às comunidades onde estão inseridas.

 

O Prêmio SomosCoop Pará será realizado anualmente, sendo feita a seleção de cooperativas para receberem do Sistema OCB/PA o título de “Cooperativa Destaque do Ano”, que busca reconhecer a criatividade, a visão e os resultados obtidos durante o ano. Qualquer cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, poderá participar. As inscrições serão gratuitas, e ficarão abertas a partir de agosto de 2022. A cooperativa deverá participar de pelo menos um dos programas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará. sendo eles: Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC); Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Dia de Cooperar (Dia C).

 

Como forma de aquecimento para a premiação que ocorre no próximo ano, foi realizado durante o jantar de confraternização o reconhecimento de cooperativas paraenses que ao longo da sua história contribuíram com programas de cunho social e que tiveram forte impacto na comunidade onde estão inseridas.

 

Uma das cooperativas reconhecidas foi a Sociedade Cooperativa de Trabalho em Educação Sóstenes Pereira de Barros (COOPSÓSTENES), que representou as cooperativas da região oeste que sediaram a primeira campanha do Dia de Cooperar no Estado, o maior movimento de voluntariado do país. No Pará, a COOPSÓSTENES recebeu a primeira ação do Dia C em 2014. Também se juntaram a essa corrente de voluntariado as cooperativas CAAM, COOPARUÃ, COPEREX, COOTAXI, CATARINA HUBER, COOPBOA, COOTPHSAN, COOPETAXI, COOMFLONA, UNIMED OESTE, UNIODONTO e UNIMED BELÉM.

 

Outra cooperativa reconhecida foi a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC). A cooperativa foi a primeira a abraçar o Programa COOPERJOVEM, que estimula a inserção do cooperativismo na grade curricular de ensino infantil. O programa é alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a Educação cooperativista, Educação empreendedora, Educação financeira e Educação ambiental.

 

A Unimed Belém também foi reconhecida por ter contribuído para o desenvolvimento socioambiental do estado a partir da participação em ações como o Laboratório de Informática do Cooperativismo (LABCOOP). A cooperativa médica realizou a destinação de computadores, periféricos e mobiliários para a estruturação física do laboratório, que fica localizado na sede do Sistema OCB/PA. Além disso,a Unimed Belém destaca-se com a sua participação desde a primeira edição, em 2014, do Dia C. Nas ações do Dia de Cooperar, a cooperativa tem oferecido atendimento médico à população e, durante a pandemia, distribuiu mais de 10 toneladas de alimentos às cooperativas que mais foram afetadas. Comunidades na região do Marajó também foram beneficiadas.

 

“Este reconhecimento é um alento importante para que possamos compartilhar com os nossos cooperados, os nossos funcionários e colaboradores, um projeto que iniciou lá atrás, bem pequeno, em que a gente consegue proporcionar um pouquinho de alegria e até mesmo de satisfação ao mais necessitado, então a gente sempre faz isso com muito amor e com muito carinho, pensando sempre no próximo e no espírito de coletividade” declara Robson Tadashi, diretor administrativo da Unimed Belém.

 

2° FENCOOP

No evento também foi apresentada a 2° Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), que irá ocorrer de 26 a 28 de abril de 2022, na Estação das Docas. A feira busca expor à população paraense os produtos e serviços de diversos segmentos econômicos do cooperativismo do estado. A segunda edição da feira vem com o objetivo de mostrar o que há de melhor quando o assunto é empreender coletivamente e pretende repetir o sucesso da 1° FENCOOP.

 

Para a segunda edição da feira, a expectativa é receber um público de aproximadamente 10 mil pessoas ao longo dos três dias, garantindo uma maior visibilidade ao segmento. Durante toda a programação, a FENCOOP proporcionará rodadas de negócio constantes entre potenciais compradores e as cooperativas, intermediadas por empresa especializada. Dessa forma, a feira é uma oportunidade especial para conhecer de perto os casos que apontam as cooperativas como a ferramenta social para solução de problemas econômicos.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.