Cooperativa do Espírito Santo realiza visita ao estado do Pará

 

Representantes da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (COOABRIEL), do Espírito Santo, estiveram no estado do Pará na última semana para conhecer cadeias e processos produtivos regionais. O presidente Luiz Carlos Bastianello e o superintendente Carlos Pandolfi visitaram a sede do Sistema OCB/PA e também conheceram a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA). O objetivo foi conhecer o processo que é utilizado pela CAMTA para a transformação do açaí em produto final.

 

Segundo Carlos Pandolfi, superintendente da COOABRIEL, a prática de benchmarking, ou seja, avaliar produtos, serviços e práticas de empresas que são reconhecidas como líderes, com o propósito de aprimoramento empresarial, é muito utilizada pela cooperativa, e durante a sua visita pelo Pará não foi diferente. Dessa forma, a COOABRIEL buscou visitar uma cooperativa referência na produção de açaí, como é o caso da CAMTA.

 

“A COOABRIEL tem em seu planejamento estratégico a diversificação de produtos e, no momento, nós estamos buscando entender e conhecer os processos necessários para o cultivo do açaí. Dessa forma, viemos aqui para conversar, entender e aprender, além de tentar levar um pouco desse conhecimento primeiramente para a nossa diretoria, para analisar as possibilidades de implantação desse produto em nossa cooperativa”, afirma Carlos Pandolfi.

 

Todo o encontro entre as cooperativas foi possível pela parceria entre o Sistema OCB/PA e o Sistema OCB/ES. Durante a passagem pela Casa do Cooperativismo, sede do Sistema OCB/PA, Carlos Pandolfi destacou a receptividade que encontrou em nosso estado. “Fomos recebidos com muito carinho e atenção pelo superintendente da OCB/PA Júnior Serra e também pelo analista Deivison Pinheiro, de forma que agradecemos imensamente todo o apoio prestado", declara.

 

Durante a visita à CAMTA, o presidente da cooperativa, Alberto Oppata, realizou a recepção dos representantes da COOABRIEL, que também visitaram o parque industrial da CAMTA, com o apoio dos diretores da cooperativa, Leandro Mesquita e Dinaldo Santos.

 

“A escolha de visitar o estado do Pará se deu justamente para conhecermos o trabalho que é realizado pela CAMTA, que é uma cooperativa que tem essa vivência com o açaí e possui uma grande relevância no seu ramo de atuação. Neste momento, estamos realizando uma visita para o conhecimento da cultura específica do açaí. No entanto, existe muito espaço para trabalhos de intercooperação entre COOABRIEL e CAMTA”, destaca Carlos Pandolfi.

 

Além disso, segundo o superintendente da COOABRIEL, a visita foi fundamental para adquirir conhecimento e tentar aplicar no Espírito Santo um pouco do que foi aprendido no estado do Pará, de forma que seja possível analisar a possibilidade de transformar esse aprendizado em alguma prática para a cooperativa capixaba, tendo em vista as diferenças de condições climáticas e de relevo entre os estados.

 

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, ressaltou a importância da intercooperação durante a visita. “Foi uma oportunidade de conhecer outra forma de trabalho. Fomos muito bem recebidos pela OCB/PA e tivemos um excelente diálogo. É importante trocar experiências e validar a importância do cooperativismo. A CAMTA tem um papel importante no progresso da cidade onde atua”. destaca.

 

“Com essa visita pudemos viabilizar uma importante troca entre cooperativas de estados diferentes. Foi uma grande honra poder receber os representantes da COOABRIEL em nossa casa e poder falar e mostrar um pouco do cooperativismo paraense. Além disso, esse foi um primeiro passo para analisar no futuro uma possível intercooperação entre as cooperativas”, expõe Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

A COOABRIEL

A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel é a maior cooperativa de Café Conilon do Brasil. Com sede em São Gabriel da Palha – Espírito Santo, tem atuação tanto em seu estado sede quanto no estado da Bahia.

 

Além disso, a cooperativa possui 11 unidades para a armazenagem de café, com uma capacidade total de armazenamento em torno de mais ou menos 1 milhão e meio de sacas de café. A COOABRIEL recebe a produção de café de seus sócios, padroniza, armazena e gera o conforto e a segurança para que seu sócio possa comercializar sua produção no momento que desejar. Atualmente, a cooperativa conta com aproximadamente 7.000 cooperados.

 

Com comprometimento, transparência e cooperação, a cooperativa auxilia seus sócios em toda a cadeia do café, da muda até a comercialização. A COOABRIEL financia ainda a produção, garantindo crédito aos sócios, com condições facilitadas. A cooperativa possui 15 lojas agropecuárias onde são comercializados insumos, implementos e peças, em condições de preços mais competitivos para os sócios.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.