COAFRA conquistou contratos de mais de R$ 1 milhão em 2021

 

A Cooperativa Agroindustrial Frutos da Amazônia (COAFRA) realizou no último domingo (23), em Castanhal, a sua primeira Assembleia Geral Ordinária. Na AGO foram abordados assuntos como o balanço anual, as atividades realizadas em 2021 e o plano de trabalho para 2022. Apesar de ter apenas 6 meses de constituição, a COAFRA já apresenta bons resultados, como a contratação de mais de R$ 1 milhão no mercado institucional.

 

“Foi possível observar ótimos resultados da COAFRA, principalmente envolvendo um assunto que a gente tem debatido bastante com as cooperativas do ramo agropecuário, que é sobre a compra de insumos de forma coletiva. Os insumos são fundamentais para aumentar a produção do cooperado, no entanto, esse tipo de produto teve um significativo aumento de valor, causando custos elevados para os cooperados. Mas a COAFRA conseguiu amenizar tais problemas por meio das compras coletivas de insumos", destaca Deivison Pinheiro, Analista de Cooperativismo e Monitoramento da OCB/PA.

 

Durante a AGO da COAFRA foram apresentados os seguintes assuntos: O balanço anual; um resumo das atividades desenvolvidas em 2021; o plano de trabalho para 2022; a proposta de alteração do valor da cota parte de novos cooperados; a inclusão de C’NAES no CNPJ da COAFRA e a renovação jurídica da cooperativa.

 

Na assembleia, foi debatido ainda a aquisição de materiais para estruturar o escritório da cooperativa. Além disso, foram apresentados os resultados de comercialização, no qual a COAFRA conseguiu fechar 3 contratos. Entre os contratantes têm-se a Prefeitura de Castanhal e o IFPA de Castanhal. Os contratos foram conquistados mas ainda não executados.

 

“É muito bom ver uma cooperativa recém-constituída já com ótimos resultados. No caso da COAFRA, podemos observar que apesar de serem novos eles já estão se tornando referência para algumas cooperativas da região. Dessa forma, a OCB/PA está disponível para oferecer qualquer tipo de apoio que a cooperativa necessitar, para trabalharmos juntos desenvolvendo o cooperativismo paraense”, expõe Ernandes Raiol, presidente da OCB/PA.

 

A cooperativa do ramo agro já conta atualmente com 114 cooperados e além da comercialização de produtos, a COAFRA também realiza a comercialização de insumos. É importante destacar que, a cooperativa também busca oferecer para os seus cooperados assistência técnica e outros serviços relacionados ao desenvolvimento da atividade agrícola.

 

“Para o futuro da cooperativa, pretendemos verticalizar a produção da farinha de mandioca e derivados, que é o carro chefe da nossa cooperativa, para que possamos inserir esse produto tanto nos mercados institucionais como nos atacarejos e nos grandes mercados da região. Além disso, buscamos realizar a expansão do portfólio de produtos da cooperativa, principalmente envolvendo a questão de insumos, que também é um dos grandes destaques da cooperativa. Dessa forma, pretendemos realizar a comercialização de insumos direto da fábrica para o cooperado, além de ampliar a questão de insumos, embalagens e tudo o que o cooperado agricultor precisa para desenvolver a sua atividade na agricultura e na pecuária”, afirma Joel Linhares, presidente da COAFRA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.