FECOGAP ampliou representação das cooperativas minerais

 

O ano de 2021 foi de muitos avanços para a Federação das Cooperativas dos Garimpeiros do Pará (FECOGAP). A federação buscou realizar diversas ações com o objetivo de proporcionar suporte técnico, estratégico e político para que as cooperativas minerais pudessem se fortalecer, profissionalizar suas atividades e praticar os princípios cooperativistas, promovendo a melhoria das condições de vida de seus associados, de forma consistente e estruturada. No total, a FECOGAP atuou na defesa das 12 (doze) Cooperativas filiadas.

 

Em 2021, a federação realizou ações como a entrega de demandas das cooperativas filiadas para Brasília e a elaboração do Projeto Integração Digital, que tem como objetivo auxiliar os filhos da classe garimpeira. A federação também auxiliou na legalização das cooperativas, interveio sobre interesses do ramo cooperativo junto aos órgãos que atuam na área como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEMEDE), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), a Agência Nacional de Mineração (ANM).

 

Além disso, a FECOGAP realizou uma solicitação para o Senador José da Cruz Marinho de um maquinário para auxiliar na recuperação de áreas degradadas. A ação faz parte de um  projeto da Cooperativa CGL (no garimpo do Mamoal) junto a instituições como GEOCONSULT, COOPERTRANS, AESA, FECOGAP, CAMISBRA, IBGM, Sistema OCB/PA, ANORA, GARIMPO 4.0.

 

“Com a atuação da FECOGAP, podemos observar uma federação que busca atuar na defesa dos direitos dos garimpeiros e de suas cooperativas, realiza articulações para o desenvolvimento da atividade minerária em todos os poderes, busca parcerias com entidades públicas e privadas para desenvolvimento de projetos, além de ter uma participação ativa junto à ANM para solução das problemáticas de processos minerários. Todo esse trabalho desenvolvido pela FECOGAP é fundamental para o progresso das cooperativas minerais do estado do Pará”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

No ano de 2021, a federação esteve presente na assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a OCB, o SESCOOP e a ANORO. O acordo tem como objetivo implementar o Projeto Garimpo 4.0 nas cooperativas minerais situadas na Amazônia Legal, com foco na mineração responsável. O Projeto Garimpo 4.0 é uma importante iniciativa para auxiliar os garimpeiros a atuarem de forma organizada, sustentável e com boas práticas comerciais, ambientais e trabalhistas, buscando sempre o aproveitamento mineral responsável de forma legal e sustentável.

 

 

Outra ação que também merece destaque foi a participação da FECOGAP no Festival Salve o Rio Jamanxim em Novo Progresso - Pa, no qual a federação atuou como patrocinadora. O evento teve como objetivo conscientizar a população sobre a preservação do Rio Jamanxim, promovendo também o recolhimento do lixo às margens do rio. Durante o festival foram soltos no Rio Jamanxim cerca de 60 mil alevinos da espécie Tambaqui.

 

“O ano de 2021 foi muito produtivo para a federação e em 2022 pretendemos continuar defendendo e auxiliando as cooperativas de garimpeiros e seus cooperados, além de disponibilizar cursos profissionalizantes na área de mineração. Além disso, estamos trabalhando para a criação de uma Confederação, junto a outras Federações. Também buscamos realizar a construção de uma sede própria para a Federação, desenvolver programas ambientais e de recuperação de áreas degradadas e auxiliar o poder público para benefício da classe garimpeira”, destaca Amaro Rosa, presidente da FECOGAP.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.