CASP realiza intercâmbio à fazenda de alta tecnologia para produção de leite

 

No último sábado (22), cooperados da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP) realizaram visita técnica a uma fazenda que trabalha com processos produtivos diferenciados de leite, localizada no município de Paragominas. O intercâmbio ocorreu em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio do Programa de Residência Profissional Agrícola, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

A programação contou com o apoio e suporte do Sistema OCB/PA. É importante destacar que a visita foi dividida em estações, nas quais, cada uma delas contava com a orientação de diversos profissionais de várias áreas sobre como funciona a tecnologia utilizada na fazenda.

 

“Durante a visita, conhecemos os processos da utilização de alta tecnologia de confinamento, bem-estar animal, além do trabalho realizado com toda a cadeia produtiva desde a contenção do material genético para a produção dos indivíduos, até a ordenha mecanizadas das vacas”, afirma Deivison Pinheiro, Analista de Cooperativismo e Monitoramento da OCB/PA, que esteve presente durante a visita.

 

Os cooperados conheceram também a parte da fazenda destinada para o reaproveitamento de rejeito, no qual o rejeito que sai dos currais é utilizado para gerar energia, o que possibilita diminuir os custos para a fazenda.

 

“A parceria com a UFRA vem como uma importante ferramenta para o desenvolvimento do cooperativismo paraense. Na visitação realizada com a CASP, foi possível trazer para o cooperado a ideia de trabalhar com tecnologias ainda não utilizadas dentro da cooperativa”, declara, Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

O PROGRAMA
O Programa de Residência Profissional Agrícola apoia projetos de residência elaborados e coordenados por Instituições de Ensino. No programa, os beneficiários são inseridos no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado, proporcionando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional. Com o programa, cooperados recém-formados em cursos de ciências agrárias e afins realizaram pesquisas em alguns empreendimentos voltados para a agricultura.

 

Dessa forma, a UFRA realizou a aplicação de vários projetos para participação no programa, nos quais a universidade solicitou indicações do Sistema OCB/PA para a inserção de cooperativas. No total, três projetos enviados pela UFRA foram aprovados.

 

Um dos aprovados conta com a participação da CASP, cooperativa que tem como um dos seus carros chefes a venda de laticínios. A visita à fazenda Diana, em Paragominas, foi um dos desdobramentos do programa.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.