Plano de trabalho busca desenvolver as cooperativas minerais em 2022

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Pará ficou em terceiro lugar entre os estados que tiveram o maior crescimento de faturamento no setor de mineração, em 2021. A atividade garimpeira é uma importante atividade econômica para o estado e o cooperativismo busca desenvolvê-la por meio da parceria entre o Sistema OCB/PA, a Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará (FECOGAP), a Associação Nacional do Ouro (ANORO) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME).

 

Na última semana, as instituições se reuniram em Belém para iniciar o desenvolvimento do plano de trabalho que visa desempenhar estratégias de retomada e crescimento para as cooperativas. Um dos grandes desafios do plano de trabalho é gerar um produto concreto que sirva como modelo de atuação para a atividade cooperativista mineral em todo o Brasil.

 

Algumas das ações propostas no plano buscam promover a autoavaliação dos processos atuais de Identidade, governança e gestão cooperativista. O plano também irá assessorar a construção e implementação do Plano de Melhorias Estratégicas, que envolve aspectos como: Organização e profissionalização do quadro social, assessoramento especializado para revisão estatutária, processos contábeis e processos produtivos.

 

Também será realizada a estruturação de programas sociais dos garimpos, envolvendo a reciclagem inovadora com foco em resultados de impacto, formação de mulheres e jovens empreendedores do garimpo e educação cooperativista para crianças e jovens. Além disso, o plano pretende realizar a construção e o monitoramento de indicadores de desempenho e sustentabilidade da cooperativa, para analisar os dados relacionados a aspectos financeiros, econômicos, sociais e ambientais.

 

O plano também busca implementar o Projeto Garimpo 4.0, que foi criado pela ANORO e tem o objetivo de incentivar a legalização do garimpo e levar orientação sobre as boas práticas na atividade, proteção ambiental e comercialização legal. Um dos bons exemplos de cooperativas que já executam ações de responsabilidade socioambiental é CGL, que tem legalizados áreas exploradas há mais de 30 anos e tem fomentado um garimpo sustentável.

 

“A ANORO, por meio do Projeto Garimpo 4.0, busca trabalhar junto às comunidades garimpeiras implantando práticas voltadas ao equilíbrio e sustentabilidade, embasadas pelo plano ESG, a saber: meio ambiente, sociedade e governança. A parceria da ANORO - GARIMPO 4.0 com a OCB/PA é fruto da identidade e compatibilidade de nossos objetivos, voltados ao crescimento e reconhecimento do setor garimpeiro, valorizando seu trabalho e ampliando seus recursos”, destaca Ana Lobo, Diretora Executiva da ANORO.”, destaca Ana Lobo, Diretora Executiva da ANORO.

 

Nesta primeira fase do plano de trabalho, estão envolvidas 2 cooperativas: Cooperativa Garimpeiro Legal (CGL) e a Cooperativa dos Garimpeiros de Moraes Almeida e Transgarimpeira (COOPERTRANS). Dentro do plano, tais cooperativas contarão com a estruturação de alianças institucionais; a diagnose cooperativista; um plano de melhoria estratégico; assessorias externas e consultorias; cursos de profissionalização e desenvolvimento humano; programas socioambientais estruturados e a construção de Indicadores de desempenho. As ações do plano de trabalho estão divididas em 5 fases, a primeira delas se inicia em março de 2022.

 

“A realização de um plano de trabalho para executar junto às cooperativas da pequena mineração aqui do estado do Pará é uma ação que nunca antes foi realizada de forma conjunta. Dessa forma, será possível fortalecer a parceria entre ANORO, Sistema OCB/PA, SEDEME e FECOGAP, somando esforços para desenvolver de forma organizada, legal e estruturada a atuação da pequena mineração no estado do Pará por meio das cooperativas”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

Em conjunto com o desenvolvimento do plano de trabalho, a FECOGAP pretende para o ano de 2022, dar continuidade à defesa dos direitos das cooperativas de garimpeiros.

 

“Vamos continuar nossas ações nos Garimpos da região, com o intuito de torná-los um modelo, um local com qualidade de vida, com cuidados básicos, uma vez que no garimpo existem famílias trabalhadoras que necessitam de respeito, cuidado e proteção para executar suas atividades. Além disso, nosso intuito é estreitar o máximo possível os laços com nossos filiados para que possamos continuar unidos e conseguir exercer a atividade garimpeira”, afirma o presidente da FECOGAP, Amaro Rosa.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.