OCB/PA e BNDES se reúnem na próxima semana para discutir oportunidades de financiamento para cooperativas

 

A relevância do cooperativismo paraense foi reconhecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). No próximo dia 16/02, o importante encontro entre o Sistema OCB/PA e o BNDES, que pretende pôr em prática uma série de medidas para desenvolver a economia da região norte. As cooperativas estão no radar institucional, figurando como uma das principais estratégias de capilaridade e confiabilidade econômica e social.

 

A visita de representantes do BNDES a Belém é resultado de um esforço do Sistema OCB/PA, que já vem realizando reuniões estratégicas com a instituição desde o ano de 2020. O BNDES conta com uma linha específica de crédito para os ramos de transporte, agro e turismo e tem o objetivo de iniciar um trabalho com os segmentos a nível nacional. Após a apresentação do Panorama do Cooperativismo do estado do Pará, o banco identificou nas cooperativas paraenses a oportunidade de iniciar um projeto piloto para o trabalho com os segmentos.

 

O encontro do BNDES com o Sistema OCB/PA, no próximo dia 16, contará com uma visita à cooperativa COOPERTRANS, na ilha do Combu. Após esse momento, ocorre uma importante reunião na casa do cooperativismo, sede da OCB/PA. Na reunião, o banco irá apresentar o projeto de forma mais detalhada, além de anunciar as linhas de crédito que serão disponibilizadas para o estado do Pará e para as cooperativas paraenses.

 

“A OCB/PA está sendo articuladora desse processo, realizando todo o alinhamento com o BNDES. O principal resultado que esperamos é obter linhas de crédito para financiar as atividades das nossas cooperativas. Com isso, será possível no ramo do transporte, por exemplo, promover uma renovação de frota, no ramo agro, uma possível linha de crédito para o financiamento de capital de giro ou para agroindustrialização e no turismo, seria possível obter financiamento operacionalização de suas atividades. Então, esse é o nosso objetivo com a reunião com o BNDES, desenvolver cada vez mais o cooperativismo paraense e o estado como um todo”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.