COEX conquista título de utilidade pública municipal

 

Como reconhecimento dos trabalhos realizados pela Cooperativa dos Extrativistas da Flona de Carajás (COEX) em Parauapebas, foi entregue na última segunda-feira (14) o título de Utilidade Pública Municipal à cooperativa. A reunião para a entrega simbólica do título reuniu o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, a presidente da COEX, Ana Paula Ferreira, representantes do Governo Municipal e do Sistema OCB/PA.

 

O título reconhece que a cooperativa presta serviços relevantes à sociedade. Além disso, com a Utilidade Pública, a cooperativa poderá reivindicar isenções de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios. O título também proporciona credibilidade para que a cooperativa possa ter acesso a verbas destinadas para a continuidade do trabalho social e educativo desenvolvido em prol do bem comum.

 

“Esse título veio como uma forma de reconhecer a COEX e a importância do que estamos desenvolvendo aqui no município. O nosso trabalho gira em torno principalmente da atividade sustentável voltada para a conservação da Amazônia, tendo em vista que o extrativismo é uma das fontes viáveis para mantê-la de forma sustentável. É uma prova de que a Amazônia em pé tem valor, diferentemente do que muitos pensam. Isso é uma realidade que deve ser multiplicada e divulgada para o planeta. E a conquista desse título tem tudo para favorecer o trabalho da COEX”, afirma Ana Paula Ferreira.

 

A extração e comercialização da folha do jaborandi é a principal atividade da COEX. A cooperativa trabalha com o extrativismo pautado na conservação ambiental da sua região de atuação. Das folhas de jaborandi são produzidos remédios para glaucoma e câncer. A cooperativa comercializa a matéria-prima sem beneficiamento, como também sementes de outras espécies utilizadas para reflorestamento de áreas degradadas.

 

O trabalho desenvolvido pela COEX contribui para a preservação de áreas de floresta da Amazônia na Floresta Nacional de Carajás, gera renda para as comunidades locais e reduz taxas de desmatamento e de perda da biodiversidade.

 

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento da COEX por meio do título de utilidade pública. A cooperativa desenvolve um trabalho muito importante para o município de Parauapebas e, com o reconhecimento, vemos uma valorização da atividade que a cooperativa desenvolve no município. Dessa forma, o título só agrega para o desenvolvimento da COEX, que já possuía o título a nível estadual”, destaca Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

 

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, também destacou a conquista do título e o trabalho da cooperativa. “Declaramos de utilidade pública à cooperativa por acreditarmos na sua importância que gera renda para as comunidades locais e tem um grande potencial em relação aos produtos florestais não madeireiros da rica região da Amazônia, que contribuem para o desenvolvimento da nossa região”, expôs.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.