São Miguel do Guamá agora conta com FRENCOOP municipal

 

O município é o primeiro do Pará a lançar a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (FRENCOOP), com atuação na câmara de vereadores. A iniciativa foi do vereador Raimundo Lopes, presidente da câmara e cooperado da Cooperativa COOPASMIG. O lançamento ocorreu durante as programações do Seminário “O Cooperativismo como Ferramenta de Desenvolvimento Local”, uma realização do Sistema OCB/PA, Governo do Estado, Prefeitura de São Miguel do Guamá e COOPASMIG.

 

O seminário reuniu no Centro de Eventos Cacau Show, cooperativas da região, representantes da prefeitura municipal, da câmara dos vereadores e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), além de representantes estratégicos.

 

A criação da frente parlamentar é um importante passo para o fortalecimento do cooperativismo na região, uma vez que a iniciativa proporcionará uma significativa representatividade do modelo de negócios no legislativo.

 

“Essa era uma ânsia que nós tínhamos, de realizar o Seminário aqui para poder falar sobre isso e também para fazer o lançamento da FRENCOOP. Apesar termos dois vereadores que são ligados diretamente ao cooperativismo, esse ainda era um tema muito vago aqui no município, então era muito importante a gente trazer o Seminário para depois fazer o lançamento, tendo em vista que poderíamos reunir pessoas essenciais para a criação da Frente parlamentar no evento”, expõe Raimundo Lopes.

 

O desafio é abrir caminho por meio de legislações em prol do setor cooperativista. Poderão ser desenvolvidos projetos com foco na segurança jurídica para o setor, participação igualitária em processos licitatórios, ações de divulgação sobre a importância do cooperativismo e incentivos fiscais. A Frente também poderá auxiliar na articulação política com os demais parlamentares, em nível estadual ou federal, para a destinação de recursos via emendas.

 

O SEMINÁRIO
O evento buscou apresentar o cooperativismo como uma solução para o desenvolvimento do município. O modelo de negócios consegue unir o desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, a produtividade e a sustentabilidade, o individual e o coletivo.

 

“O seminário foi uma importante iniciativa para mostrar ao município que o cooperativismo é um modelo de negócios revolucionário, porque ele busca tanto a comercialização de todos os cooperados como também movimenta as comunidades dentro das regiões em que atua. O cooperativismo hoje é um mecanismo de possibilidade, principalmente para o agricultor e para o comércio, para que eles possam buscar melhorias e novos mercados”, destaca Maria Santos, presidente da Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares do Município de São Miguel do Guamá (COOPASMIG).

 

Durante o evento foi realizada a apresentação do panorama do cooperativismo, contando com uma contextualização do cooperativismo no estado do Pará e com um recorte para a região de São Miguel do Guamá. Também foi realizada uma palestra sobre a participação das cooperativas nas compras públicas, apresentando informações pertinentes, documentação necessária e a forma de participação. A SEDEME foi a responsável pela realização da palestra sobre a Política de Desenvolvimento do Estado, sendo apontadas propostas para o desenvolvimento da região.

 

“Com o seminário buscamos fortalecer o cooperativismo da região, apresentar a importância que ele tem para São Miguel e mostrar todo o trabalho que as cooperativas já desenvolvem no município. O nosso papel enquanto OCB/PA é justamente esse, poder fomentar e desenvolver o cooperativismo na região de São Miguel do Guamá”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.