COOAFAC recebe homenagem da Vale no Projeto S11D

 

A cooperativa COOAFAC recebeu um almoço em homenagem aos seus trabalhos realizados na agricultura familiar e por ter sido a primeira singular do ramo a fornecer a banana prata para a alimentação dos colaboradores do Projeto S11D, da empresa mineradora Vale, em Canaã dos Carajás - PA. Esta homenagem representa o crescimento da singular na região do sul do Pará e a expansão do mercado para a iniciativa privada.

O evento ocorreu no refeitório do projeto GRSA, com alguns membros da cooperativa presentes representando os demais agricultores familiares. Os homenageados foram levados a conhecer o centro de operação da Vale e fizeram uma excursão guiada na Usina S11D. Entre as instituições presentes estiveram a COOAFAC, a GRSA, a Fiepa e a Vale.

"Para nós cooperados, o significado é ímpar porque nós passamos por todo um processo de habilitação junto à Vale, uma preparação muito rigorosa que poucas empresas conseguem passar. Tivemos apoio de entidades que estiveram conosco nesse processo, como a Emater, que realizou apoio na qualificação; a Fiepa, que auxiliou nos processos de cadastro; e a OCB/PA, que nos ajudou na organização da cooperativa para esta etapa", conta Fabio Mosheh, diretor administrativo da COOAFAC, sobre este importante momento.

Ao todo, foram dois anos e meio de negociações entre a cooperativa e a GRSA, empresa multinacional do ramo de alimentação que fornece alimentação para a Vale. "Somos a primeira entidade do terceiro setor nesse segmento que consegue abrir o mercado institucional da nossa região, fornecendo para uma das maiores empresas de alimentação, a GRSA, e uma das maiores empresas de mineração do mundo, a Vale", explica Fábio.

A homenagem foi uma produção espontânea organizada pela GRSA para destacar e comunicar a todos que trabalham na Vale que a banana consumida é de produção da agricultura familiar local. Para as instituições agrícolas da região, este momento representa um avanço para o mercado. "É isso que nos dá mais alegria, saber que nós abrimos uma porta que se  trabalharmos com consciência, tecnologia e com gestão, vamos poder fornecer outros itens e agregar valores para a agricultura familiar", complementa o diretor. 

Segundo dados do Censo Agropecuário 2017-2018, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 76,8% dos 5,073 milhões de estabelecimentos rurais do Brasil foram caracterizados como pertencentes à agricultura familiar. 

Fundada em 2017, a Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar de Carajás (COOAFAC) nasceu da necessidade de organização e crescimento da agricultura familiar do assentamento Agrovila Nova Jerusalém.  Com o pensamento na união e crescimento de todos, a crença de que as dificuldades eram maior do que a capacidade da força do agricultor foi quebrada.
 
Daí surgiu o espírito cooperativista da COOAFAC, que conseguiu ser a primeira cooperativa da agricultura familiar a fornecer alimentos para a merenda escolar do município. “Começamos com apenas dois produtos, depois fomos aumentando. Agora, além dos alimentos in natura, temos polpa de frutas, laticínios e estamos investindo em uma farinheira”, acrescenta a presidente da COOAFAC, Selma Santos.
 
Por meio do Sistema OCB/PA, a COOAFAC conseguiu participar Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi indicada para participar da Chamada Pública do Exército, em Marabá, e foi convidada para participar do edital de uma instituição ligada ao Sistema Agroflorestal.

Atualmente a COOAFAC tem em torno de 45 cooperados. Os produtos principais são a banana, a mandioca, alface, couve, salsa, cebolinha, limão, tomate, pepino, pimentão, milho verde e queijo.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.