FENCOOP 2022 trouxe avanços na representação política

 

Secretários de Estado, deputados federais, estaduais e pretensos candidatos às próximas eleições estiveram presente na Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP). Além de fomentar negócios para as cooperativas, a programação representou uma vitrine para que o segmento pudesse mostrar sua expressividade socioeconômica para os representantes políticos do Estado.

 

Um dos resultados efetivos foi a doação de caminhão frigorífico para a COOPERAGRE pelo deputado federal Eduardo Costa que, durante a FENCOOP, conheceu melhor o trabalho realizado pelos produtores.

 

“Durante a visita que fizemos à Feira do Cooperativismo Paraense, recebemos ofício da cooperativa solicitando um veículo caminhão frigorífico para atender os mais de 100 cooperados e a bacia leitura do sudeste do Pará. Recebo e me comprometo com a entrega no município de Redenção. É um trabalho que iremos fazer com muita satisfação, graças ao Ernandes Raiol que nos mostrou essa necessidade e agora iremos ajudar”, afirmou o deputado federal Eduardo Costa.

 

Atualmente, a COOPERAGRE faz a captação e transporte de 15 a 20 mil litros por dia de leite. Por mês, são 500 mil litros. Também realizam a aquisição de insumos por meio de compras coletivas. Só na compra de adubo a cooperativa já adquiriu mais de 600 toneladas em 2021.

 

A fábrica da cooperativa está processando cerca de 5 mil litros por dia. O objetivo é ampliar para 50 mil litros por dia com produção integral dos cooperados. A estrutura possui selo de inspeção estadual, mas a cooperativa já está buscando selo federal para que os produtos possam ser absorvidos em todo o país. Está sendo produzido, inicialmente, queijo mussarela e manteiga. O espaço ainda tem estrutura para produzir iogurtes, bebidas lácteas e vários tipos de queijo.

 

“Fico realmente emocionado, é uma necessidade muito grande da cooperativa. Estamos pagando frete para tirar o nosso produto e levar até as redes que estão consumindo. O caminhão vai possibilitar fazer isso com uma agilidade muito maior. Isso tudo reverte se em benefício para mais de 100 famílias que vão se beneficiar. Quero agradecer ao deputado e à OCB/PA em nome de todos os produtores”, afirmou o presidente da COOPERAGRE.

 

 

GOVERNO
Representando o governador Helder Barbalho, que durante a cerimônia de abertura fez chamada de vídeo com o presidente Ernandes Raiol para justificar sua ausência mediante as agendas oficiais, estiveram presentes os secretários: José Fernando Júnior, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e Miriquinho Batista, secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER).

 

Também estiveram presentes a pré-candidata a Deputada Federal e ex-Secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal; o ex-senador e pré-candidato novamente ao senado, Flexa Ribeiro; a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo, Nilse Pinheiro; o vereador de Belém, Fernando Carneiro; Fabricio Gama, vereador Belém.

 

Entre os demais participantes da FENCOOP, destacou-se também, representando o SEBRAE/PA, o superintendente, Rubens Magno, o presidente do conselho deliberativo, Sebastião Campos e o diretor técnico, Fabrizio Guaglianone; o Gerente Regional no Pará da Agência Nacional de Mineração (ANM), Fábio Guilherme Louzada Martinelli; a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (ABRASEL/PA), Bebel Lima; O presidente da Associação Paraense de Supermercados (ASPAS), Jorge Portugal; a presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabete Grunvald; o assessor especial do governador Helder Barbalho, Carlos Rivaldo; o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA/PA), Fábio Lúcio; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PA), Ian Blois; Lu Cavalcanti, Diretora Agricultura Ananindeua; Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Pará (FACIAPA), Alberto Oliveira.

 

“Agradecemos imensamente a todos que prestigiaram nossas cooperativas. Essa é uma prova de que os ventos começam a soprar em nosso favor e, mais do que nunca, precisamos aproveitar este momento. O cooperativismo tem há quase 1 século gerado desenvolvimento a comunidades em todo o Estado. Somos um gigante que já está abrindo portas para o futuro e a política é essa próxima porta”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.