CONCAVES irá encabeçar projeto de Logística Reversa em Belém

 

 

Cerca de 60 toneladas mensais de resíduos eletrônicos deverão ser coletados pela CONCAVES e distribuídos para o seu reaproveitamento. O projeto, pioneiro no Pará, é desdobramento do Programa Nacional de Logística Reversa de Eletroeletrônicos do Governo Federal, envolvendo a Prefeitura Municipal e Governo do Estado. A parceria com a Concaves foi confirmada durante semana passada, durante a programação da FENCOOP.

 

A cerimônia de inauguração da central de logística reversa de eletroeletrônicos em Belém, localizada na sede da Concaves na Terra Firme, ocorreu nesta quarta (04). Estiveram presentes o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério e do Meio Ambiente, André França, o diretor de Ordenamento, Educação e Descentralização da Coleta Seletiva do Governo do Estado, Luciano Lousada, a Gerente de relações institucionais da Associação Brasileira de Reciclagem de Ele Abre, Helen Brito e o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

“Hoje é um dia feliz, porque a partir de agora não teremos mais lixo eletrônico. Será matéria prima encaminhada para a indústria. Assim, todos ganham”, afirmou a presidente da CONCAVES, Débora Baía.

 

O objetivo da Logística Reversa é lidar com o impacto das embalagens e de outros produtos comercializados pelas empresas, esse instrumento diminui as externalidades negativas e promove uma economia mais regenerativa.

 

 

 

"Imensa alegria, acompanhar esse processo. Tirar os resíduos do meio ambiente e tratar da maneira correta, fomentando também a qualificação da mão de obra", afirmou Helen Brito.

 

O momento é dedicado à conscientização para os cuidados em se separar os eletroeletrônicos de uso doméstico que não estão mais em uso e descartá-los corretamente para serem reinseridos no mercado, fortalecendo a economia circular.

 

"Mais Brasil e menos Brasília é um dos nossos objetivos, por isso estamos aqui. É um passo muito importante já iniciado pela cooperativa e se completa, levando o material para a reciclagem. Por meio da integração ao programa Nacional de Logística Reversa, esse material será destinado até a reciclagem custeados pela Abre. Isso gera empregos verdes, preserva recursos naturais, evita o descarte inadequado", afirmou o secretário do Ministério do Meio Ambiente, André França.

 

A Concaves, além de fazer a coleta do material, será o ponto fixo para receber materiais desde o fone de ouvido à geladeira. A cooperativa já possui 100 toneladas de resíduos eletrônicos estocados há 3 anos, já que não havia destinação para os materiais. No total, serão 21 pontos de recebimento em Belém.

 

"Acompanho o trabalho da cooperativa, que atuou durante anos no lixão do Aurá. Hoje estão organizados, com roteiros definidos, executando ações de educação ambiental. É fantástico ver que estão fortalecendo a economia circular e solidária", reiterou Luciano Lousada.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.