FENCOOP 2022: Cooperativas encantaram os paraenses

 

 

Na sacola de compras, iogurtes, queijos, manteigas e tantos outros produtos da agricultura familiar. O servidor público Diego Silva aproveitou bem a Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP) para conhecer o que é produzido por cooperativas. Mas entre tudo que trouxe como bagagem da FENCOOP, o mais valioso foi saber que o cooperativismo está em todos os segmentos econômicos, trazendo diversos benefícios sociais e econômicos para os paraenses, seja no campo, seja na cidade.   

 

SICOOB e SICREDI eram grandes marcas já conhecidas por Diego. Uma das surpresas que o servidor teve durante a FENCOOP foi saber que, por trás desses nomes comerciais de peso, há o diferencial da cooperação. “Já conhecia essas empresas, mas não sabia que eram cooperativas. Isso é muito importante, porque mostra que o cooperativismo é plural e pode trazer grandes resultados”, afirmou Diego.  

 

Para o servidor público Diego Silva, o incentivo aos pequenos produtores contribui muito para a economia local do Pará. "A Feira também prestigia produtores de vários municípios e de diversos ramos que se beneficiam com o evento e com o networking gerado. Conheci cooperativas de Novo Progresso, São João de Pirabas e de municípios do interior do Pará. Comprei polpa de frutas, taperebá, goiaba, queijos e doce de açaí com goiabada que eu achei bem diferente", comenta sobre a experiência na FENCOOP.

 

O professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Gabriel Resc, conta que também teve a oportunidade de descobrir a amplitude e a dimensão socioeconômica do Cooperativismo na 2° Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense.

 

“Conheci a partir da Feira a grande expansão do cooperativismo no estado do Pará, como por exemplo a UNIMED Belém que até então não sabia que era uma cooperativa da saúde. Ampliei minha visão sobre o cooperativismo e pude ver a diversificação de ramos que o setor cooperativo atinge no Pará", afirma sobre sua experiência”.

 

A FENCOOP atraiu o público paraense pela sua variedade de produtos e programações presentes no evento. Com entrada gratuita e aberta a visitantes, a Feira apresentou estandes de degustação de produtos, demonstrações de maquinário de reciclagem, confecção e venda de artesanatos, estandes informativos, além de programações com profissionais renomados do ramo cooperativista e apresentações culturais de músicas e danças paraenses.

 

"Achei a feira surpreendente. O conteúdo, os produtos dos estandes, as verduras, frutas, queijos são muito valorosos. Nosso estado do Pará é muito rico, fico surpresa com tanta diversidade", contou a professora Maria de Nazaré que visitou a Feira pela primeira vez e comenta que ainda não conhecia a diversidade e as possibilidades que existem no ramo cooperativista.

 

Durante os dias 26, 27 e 28 de abril de 2022, 15 mil pessoas visitaram a FENCOOP e participaram do evento. A feira teve como principal objetivo promover o reconhecimento do cooperativismo pela sociedade paraense e evidenciar a influência positiva que ele possui sobre a economia estadual. O evento é uma realização do Sistema OCB/PA e conta com a coordenação do SESCOOP/PA.

 

“Ver relatos como os dos nossos visitantes já paga todo o esforço e o investimento feito na FENCOOP. Esse é o nosso objetivo, fazer com que o paraense consiga reconhecer que as cooperativas estão no seu dia a dia, fazendo a diferença e transformando o Pará em um lugar melhor, com mais oportunidades para todos”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.