FENCOOP ampliou visibilidade do ramo mineral

 

A capital do Estado pôde conhecer de perto o trabalho que as cooperativas minerais têm realizado na região do Tapajós. O estande da FECOGAP apresentou, em parceria com a ANORO, as ações do Garimpo 4.0, que tem como objetivo mudar o cenário da mineração de ouro no Brasil com ações pautadas em uma extração mais eficiente, ambientalmente correta e economicamente viável.

O espaço recebeu visitas estratégicas como do Gerente Regional no Pará da Agência Nacional de Mineração (ANM), Fábio Martinelli, e do titular da SEDEME, José Fernando Júnior. Entre os resultados positivos, foi articulada a realização do 1° Fórum Mineral do Pará, que está sendo planejado para ocorrer em setembro.

Atualmente, a Federação das Cooperativas dos Garimpeiros do Pará (FECOGAP) conta com 13 cooperativas federadas e esteve presente na 2° FENCOOP. A Feira de Negócios do Cooperativismo trouxe resultados positivos para a mineração que se tornou mais conhecida e acessível para outras esferas do estado.

“A FENCOOP deu uma magnitude de visão para as cooperativas mineradoras e reforçou a importância da legalização dos garimpeiros. Graças à Feira e ao estande da Federação, as outras cooperativas que estavam fora da FECOGAP agora estão fazendo parte. Nosso ganho é de 80% a 100%, pois conseguimos aproximar todas as cooperativas do ramo mineral para a Federação. Na próxima FENCOOP estaremos presentes com um estande maior e com mais amostragens minerais”, conta o presidente da Federação, Sr. Amaro Rosa.

O estande da FECOGAP recebeu diversos visitantes da Feira de Negócios e pode apresentar a história e a importância do cooperativismo mineral. Representaram a mineração do Alto Tapajós o Sr. Amaro Rosa (Coordenador Mineral OCB/PA), Sr. Hermes Galdino (COOGAMIBRA), Sr. Pedro Mello (COOPERTRANS), Sr. Guilherme Aggens (GEOCONSULT), Sr. Gilson Camboim (Coordenador Mineral OCB/Nacional), Sr. Humberto Paiva (Coordenador do Projeto Garimpo 4.0), Dra. Luciane Oliveira (Assessora Jurídica COMIDEC).

Entre os desdobramentos, surgiu o projeto do 1° Fórum Mineral organizada pelas cooperativas minerais com a participação da Federação. O evento está em fase de planejamento e deve ocorrer na primeira semana de setembro. Para o cooperativismo mineral e para os setores de mineração do Estado, o Fórum estimulará a filiação ao Sistema OCB/PA e à FECOGAP.

“Foi um evento de grande sucesso. A FECOGAP com sensação de dever cumprindo vem agradecer ao Presidente da OCB/PA o Sr. Ernandes Raiol e ao Superintendente o Sr. Junior Serra, a imensa oportunidade de poder levar e representar o Cooperativismo no Ramo Mineral na feira. Foi uma grande chance de poder apresentar o que de fato é o Cooperativismo na Mineração e seus benefícios para com as pessoas”, completou Amaro Rosa.

 

FECOGAP

Fundada em 2016, a FECOGAP é uma federação que trabalha na área mineral do Pará e auxilia todas as cooperativas federadas para que estejam em funcionamento regular e permitam o trabalho legal dos garimpeiros. No segundo semestre do ano de 2015, alguns empresários e garimpeiros ligados ao ramo mineral da região sudoeste do Pará resolveram se mobilizar, após mais uma ação truculenta dos órgãos fiscalizadores, com queima e destruição de equipamentos.

A FECOGAT surgiu do entendimento de que já existiam inúmeras cooperativas de garimpeiros constituídas na região que não estavam obtendo êxito em trabalhar de forma legalizada na região. Após debates, foi acordado que o melhor caminho seria o de criar uma Federação para comportar as cooperativas, surgindo a Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Tapajós (FECOGAT), que inicialmente representa 6 (seis) cooperativas de garimpeiros: COOMIGAPA COOGAMIBRA, COMIDEC, COEMIABRA, COOPEMVAT e COAMPARO. A FECOGAT, em 2020, se tornou FECOGAP, sendo a primeira Federação representativa desse ramo em nível nacional, podendo atender e agregar outras cooperativas, não só do estado do Pará, mas também de outros estados.

“A Federação tem liderado um movimento muito importante de transformação da imagem do ramo mineral em todo o país. Temos lutados juntos para que o garimpeiro vinculado às cooperativas tenha o reconhecimento pelo trabalho legalizado e responsável que têm desenvolvido. A Feira foi uma importante oportunidade para a sociedade paraense conhecer melhor sobre os diferenciais do cooperativismo mineral”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.