FECOGAP defende a criação de um fórum para debater o uso de mercúrio nos garimpos

 

Em maio de 2022 foi realizada em Santarém (PA) uma audiência pública para debater questões relacionadas ao uso de mercúrio na mineração na região da Bacia do Tapajós. A Federação das Cooperativas dos Garimpeiros do Pará (FECOGAP) se fez presente nesta conferência na pessoa do presidente Amaro Salmo da Rosa, que defendeu o trabalho que vem sendo feito no uso consciente de mercúrio pelos garimpeiros das cooperativas presentes na região.

"Todos nós precisamos de minério. É preciso encontrar uma solução sem apontar dedos. Os garimpeiros não querem destruir a Amazônia, nós queremos participar dos debates e trazer desenvolvimento para a região”, ele declarou.

O principal ponto da sua fala gira em torno de uma questão necessária para que se possa chegar a um acordo com o Ministério Público do Pará: a construção de um fórum para debater a diminuição do uso de mercúrio nos garimpos. O MPF/PA se mostrou preocupado e disposto a contribuir com a classe garimpeira a encontrar a melhor forma de reduzir os impactos na natureza.

Também estiveram presentes nesta audiência o Instituto IDMTap, ANORO, comerciantes e garimpeiros, que contribuíram de forma pertinente na discussão trazendo sugestões sobre como dar continuidade aos trabalhos na região de forma consciente e respeitando o meio ambiente.

"O Sistema OCB/PA desenvolve em conjunto com a FECOGAP ações de capacitação, diagnósticos e trabalhos de gestão e governança para realizar a conscientização das cooperativas minerais na redução da utilização do mercúrio com o projeto Garimpo 4.0. Por meio do cooperativismo, nosso objetivo é poder preservar o meio ambiente e a atividade garimpeira", concluiu Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.