Deputado Eduardo Costa faz doação de emendas para cooperativas

 

Pela primeira vez na história do cooperativismo paraense, um parlamentar destinou emendas para o desenvolvimento das cooperativas por meio do Sistema OCB/PA. Nesta segunda (27), o deputado federal Eduardo Costa realizou a cerimônia de entrega de caminhões e equipamentos, beneficiando diretamente 11 cooperativas de 8 municípios. O governador do Pará, Helder Barbalho, foi uma das diversas autoridades que prestigiaram o evento, ocorrido em Belém na sede da FUNASA.

 

A articulação foi desdobramento da Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), quando o deputado pôde conhecer de perto o que é produzido pelo setor e suas principais demandas. A iniciativa foi efetivada por meio de emendas que Eduardo destinou à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF). A instituição celebrou termo de doação com encargo para o Sistema OCB/PA, que fez o repasse para as cooperativas.

 

No total, foram 5 caminhões carroceria aberta para as cooperativas CART, CASP, COOPASMIG, COOAPEMI e AMAZONCOOP. Também foi doado um caminhão baú frigorífico para a cooperativa COOPERAGRE, de Redenção. As singulares foram selecionadas por estarem nos 98 municípios que a CODEVASF pode, por lei, atender.

 

No entanto, o deputado Eduardo Costa está articulando para que a instituição possa ter abrangência em todo o Estado e, assim atenda a mais cooperativas vinculadas ao Sistema OCB/PA. O parlamentar ainda se comprometeu a dobrar o valor de emendas destinadas para cooperativas no próximo ano, chegando a um total de R$ 10 milhões.

 

 

“Estamos muito felizes em poder realizar esse momento especial para as cooperativas. Muitos levantam a bandeira do cooperativismo, acham o movimento interessante, mas até agora nenhum havia vestido a camisa e, de fato, feito algo que pudesse beneficiar esse mais de 250 mil cooperados que estão no Pará. Faço aqui o compromisso de, no próximo ano, dobrar esse valor para que possamos desenvolver ainda mais o cooperativismo paraense”, reforçou o deputado.

 

Ainda serão beneficiadas as cooperativas CEAC, COOPERMODAS, D’IRITUIA, COOMAC Curuçá, CUIA e COAFRA. Além dos veículos, será feito o repasse de equipamentos como masseira (37 litros), impressoras a laser, televisores led 32”, mesas de preparo inox, mesa de manipulação de alimentos, motor de polpa, balança eletrônica, freezers horizontais, balança de plataforma digital, micro-tratores com acessórios, microfones sem fio, bombonas de 200L, barco de alumínio 6m, tratores e tarrafas em nilon.

 

“Acompanho o trabalho que o deputado Eduardo Costa tem feito e o parabenizo por, de fato, contribuir com a geração de trabalho, emprego e renda. Também parabenizo o trabalho do Sistema OCB/PA e do Raiol, que tem auxiliado as cooperativas a desenvolverem nosso Estado. Podem contar conosco para proporcionar o ambiente necessário à continuidade desse crescimento”, afirmou o Governador Helder Barbalho.

A primeira entrega de equipamentos doados via CODEVASF no Pará ocorreu pela aplicação de emenda do deputado federal Eduardo Costa (PTB). O sistema cooperativista foi um dos beneficiados pelo projeto com a doação de camionete que será utilizada pelo Sistema OCB/PA para o atendimento a cooperativas paraenses. A parceria é resultado do trabalho de articulação política do Sistema OCB/PA que apresentou aos deputados federais e estaduais o documento Demandas Qualificadas das Cooperativas Paraenses para Emendas Parlamentares.

 

A iniciativa do Sistema OCB/PA foi iniciada por ocasião da Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), quando as singulares paraenses expuseram o potencial de seus produtos e serviços. Foi feito o levantamento do que cada singular necessita para o fomento de suas atividades com foco na verticalização produtiva.

 

“Estamos vendo história acontecer diante dos nossos olhos. Ver a alegria das cooperativas não tem preço. Estamos há muitos anos nesse setor e nunca um deputado havia, de fato, canalizado recursos de forma estruturada. Agradecemos imensamente ao deputado Eduardo Costa e tenho certeza que o cooperativismo com um todo é grato ao parlamentar. Vamos continuar trabalhando juntos para que mais cooperativas possam ser beneficiadas também”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.