Dia C na Floresta beneficiou ribeirinhos da comunidade Arimum (STM)

 

 

 

Neste ano, a campanha tem como tema: Cooperativas constroem um mundo melhor. O evento é o retorno das atividades presenciais após a pandemia.

 

Santarém, município onde o Dia C foi lançado no Pará em 2014, celebrou o 100º Dia Internacional do Cooperativismo com uma ação especial para ribeirinhos da comunidade Arimum, no Rio Arapiuns. O Dia de Cooperar na Floresta ocorreu no último sábado, 2 de julho, oferecendo à população diversas ações de saúde e cidadania. No total, foram 1391 atendimentos e 180 voluntários.

 

A iniciativa foi das cooperativas Unimed Oeste do Pará, SICREDI Grandes Rios MT/PA, TURIARTE, COOPSÓSTENES, COOPBOA, Muiraquitã COOP, CCAMPO, COOPAFS, COOPERATALAIA, CATARINA Huber e CREDNORTE, com o apoio do Sistema OCB/PA. Também estiveram juntos na ação os projetos Mãos Voluntárias, Saúde e Alegria PSA e o IFPA Santarém.

 

 

A dona Flaviana Guimarães, de 90 anos, veio da comunidade vizinha Anã para garantir atendimento médico. “É difícil ter médico por aqui, todo o atendimento é preciso ir para Santarém. Eu gostei muito, passei com os enfermeiros, o doutor me avaliou, esse tipo de ação ajuda demais a gente que mora aqui”, disse ela.

 

 A comunidade recebeu atendimento médico, psicológico, de nutricionista, enfermagem, vacinas, exames e orientações de saúde. Além disso, foram distribuídas cestas básicas, kits escolares para a população local, serviço de massoterapia e corte de cabelo, além de capacitação profissional para a comunidade e recreação com as crianças.

 

 

“O Cooperativismo tem que fazer parte da Amazônia, porque é o sistema que respeita a natureza, que oportuniza o desenvolvimento da população local e agrega à economia”, finalizou o presidente da Unimed Oeste do Pará, Dr. Alberto Tolentino.

 

Cooperar é o modelo de negócios centrado no ser humano, não visa o lucro, mas sim o crescimento coletivo dos cooperados e da população local, movimentando a economia e gerando emprego e renda.

 

“O Dia C em Santarém foi algo extraordinário e impactante, levar tantos serviços para uma comunidade que não é assistida pelo poder público como deveria. Sem dúvida, foi um marco na vida de muita gente. Colocamos em prática o sétimo princípio do cooperativismo. Parabéns às cooperativas e ao Sistema OCB/PA, nas pessoas do presidente Ernandes Raiol e do superintendente Júnior Serra”, afirmou a gerente de operações do SESCOOP/PA, Raquel Ruis.

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.