Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB lança “Manual de Implementação de Comitês de Mulheres nas Cooperativas”

 

Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2021, em 2020, dos mais de 17 milhões de cooperados, são mulheres e representavam 40%, 2 pontos percentuais a mais do que em relação ao ano anterior. Com a presença intensa feminina no movimento cooperativista, o Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB, Elas pelo Coop, lançou o documento virtual “Manual de Implementação de Comitês de Mulheres nas Cooperativas” objetivando facilitar e reconhecer o papel das mulheres no movimento.

 

O manual compartilha sugestões para criar o Núcleo ou Comitê Feminino em cada cooperativa, contando detalhes desde o planejamento até a formação continuada, além disso, é frisado a necessidade da flexibilização para adaptar diferentes passos para cada realidade de todos os ramos e estados. 

 

Além de instruções, o documento traz relatos sobre os espaços ocupados por elas no âmbito da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e também dentro do Sistema OCB, que reúne a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

 

Para Joelma Nunes, representante do Comitê Regional de Mulheres do Sistema OCB/PA, este manual auxilia no aprendizado para um melhor crescimento das mulheres dentro das cooperativas. “O manual vem como uma orientação, vem para nos ajudar a melhorar cada vez mais a nossa gestão, tanto como cooperativa como mulher em frente ao cooperativismo paraense. É uma oportunidade para continuarmos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico, impactando positivamente a comunidade onde atuamos”, disse a representante. 


O manual está disponível e pode ser acessado através do link: https://in.coop.br/ManualComiteMulheres

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.