Unimed visita cooperativas de reciclagens para firmar parceria

 

A cada ano que passa, a sociedade se conscientiza da importância da sustentabilidade, principalmente quando se trata de destinar corretamente os resíduos sólidos recicláveis, e para além disso, há famílias que utilizam da reciclagem como fonte de renda. Dessa forma, a Unimed Belém, nessa terça, dia 12, visitou a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA), em Ananindeua, e a Cooperativa de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COCAVIP), em Icoaraci, para conversar sobre a assinatura do termo de compromisso para firmar uma parceria. 

 

O termo de compromisso visa a distribuição dos materiais recicláveis para as cooperativas, dando a destinação correta para os itens no qual a cooperativa trabalha. Deste modo, as cooperativas trabalham em parceria exercendo um dos princípios do cooperativismo, a intercooperação, trabalhando para fortalecer o movimento e prosperar. 

 

Para a Noemia do Nascimento, representante da COOTPA, a expectativa é grande pois quanto mais material chegando na cooperativa, mais a renda dos cooperados aumenta. “ Essa parceria é muito importante e ela dando certo, com certeza vai dá, esse material vai melhorar muito a nossa renda. A expectativa é das melhores”, falou a representante. 

 

Nádia Gomes, diretora financeira da COCAVIP, compartilha do mesmo sentimento de melhoria econômica, atingindo todas as faixas etárias de cooperados. “Essa parceria vai aumentar os nossos resíduos, e aumentando a matéria prima, aumenta a nossa verba e vamos poder escoar melhor para as empresas. É uma renda que vai aumentar, tanto para jovens quanto para idosos, tanto homem quanto mulher, que são pais e mães, chefes da sua casa”, destaca a diretora. 

 

A Unimed tem parceria com outras cooperativas de reciclagem como a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (CONCAVES), que engloba outras cooperativas nessa parceria. No primeiro semestre deste ano, a Unimed destinou para os parceiros 61.237 toneladas de itens de reciclagem como papel, papelão, plástico e vidro. Já no ano antecedente, o total de material coletado foi de 112.304,29 toneladas. 

 

Quem representou a Unimed nessas visitas foi o assessor de sustentabilidade, Eduardo da Silva, que ressaltou o princípio da intercooperação, que norteia o movimento cooperativista. “É um dos princípios primordiais a intercooperação. A Unimed, sendo uma das grandes cooperativas, nada mais justo do que a gente ajudar as pequenas cooperativas, e  isso vai gerar ajuda da sustentabilidade financeira dessas pequenas cooperativas. A gente tá contribuindo para que outras famílias possam adquirir uma renda extra, custear seus custos, custear seus filhos”, destacou o assessor. 

 

Além da visita nas sedes das cooperativas, Eduardo estendeu a sua passagem até a creche Professora Delburga Queiroz - Centro de Acolhimento Pequeninos de Cristo, fundada pela cooperativa COCAVIP com o intuito de atender os filhos dos seus cooperados, mas que acabou estendendo para as crianças da comunidade. 

 

O intuito da visita foi avaliar o projeto para futuramente firmar uma parceria com atendimento dos multiprofissionais cooperados da Unimed, para as crianças e seus familiares. 

 

“Vai ser muito importante para as nossas crianças, tanto filhos e filhas de catadores quanto as crianças da comunidade. As crianças vão ter acesso aos médicos da Unimed que vão estar conosco, cuidando da raiz, que são os nossos filhos”, conta Nádia. 

 

A creche sobrevive de doações, e muitos móveis vieram da reciclagem que foram reformados para a melhoria do espaço para as crianças. Atualmente, a creche conta com 17 profissionais que cuidam de 172 crianças, com idades entre 0 a 6 anos, frequentando o local nos turnos da manhã, tarde e integralmente. 

 

Interessados em realizar doações, entre em contato com a Nádia Gomes, diretora financeira da COCAVIP, pelo número 91 991702977.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.