COOPATRANS celebra 12 anos com evento visando metas para o futuro

 

Com o 7° melhor chocolate do Brasil e o 1° chocolate da Transamazônica, a Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (COOPATRANS), do município de Medicilândia, completou 12 anos com um evento realizado dia 16, sábado, na sua sede, em Medicilândia, com a presença do Prefeito de Medicilândia, representantes da OCB/PA, Norte Energia, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM),  Empresa Brasileira de Extensão Rural (Embrater), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Cargill, empresa norte americana e uma das maiores no ramo alimentício no mundo. 

 

O evento celebrou a resistência e a luta da cooperativa nesses 12 anos de existência. A programação foi marcada com palestra sobre a importância das parcerias, foi exibido o status da Cacauway, marca de chocolate criada pela cooperativa, na produção e no mercado e foi feita uma visita na área de produção da fábrica para contemplar as novas máquinas, algumas adquiridas com o dinheiro próprio da cooperativa e outras compradas com o recurso do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu(PDRS) e Norte Energia.

 

A cooperativa nasceu de uma demanda da região e com necessidades econômicas, sociais e ambientais, provocando um debate profundo para fortalecer as atividades e dar suporte para conciliar a vivência, produção e preservação, além de gerar emprego, renda e estimular a economia do município.

Ademir Venturim, Presidente da cooperativa, fala que reviver toda a história, os desafios e as superações é o motivo de comemoração. “Comemorar isso, hoje, é também retomar o fortalecimento de uma iniciativa que precisa ser acreditada e fortalecida no Estado tanto quanto está sendo para que a agricultura, para que o produtor, para que as pessoas que trabalham na parte de ponta também possam fazer parte do mercado”, destacou o presidente. 

 

Visando os próximos caminhos a serem traçados, a meta da cooperativa para os 10 anos seguintes é atender o mercado sul e sudeste, fortalecer a agricultura e a verticalização na cadeia do cacau e se tornar um mercado de ponta. “ A gente quer que o agricultor, amanhã, tenha orgulho de dizer “o meu chocolate é o melhor do mercado e pode ser consumido em qualquer parte do mundo”, e ser reconhecido como a melhor amêndoa e o melhor chocolate, vamos ter retorno econômico social e ambiental para a nossa região, que tem que ser vista de forma diferente”, completou Ademir. 

 

Em 2017, a COOPATRANS ficou entre os 10 melhores chocolates no Salão do Chocolate de Paris, evento mais importante do mercado de chocolate no mundo. Em 2019, também figurou entre os três melhores no Festival Internacional de Chocolate e Cacau em Belém.

 

"É gratificante ver as cooperativas se desenvolvendo e ganhando mais espaço no mercado no mercado local e em diversos estados, verticalizando a produção do cooperado, representando o cooperativismo paraense no Brasil e, em diversos países. A COOPATRANS/CACAWAY é sem dúvida um orgulho para o segmento. Ficamos felizes de poder fazer parte dessa história sendo parceiros”, falou o Superintendente Júnior Serra, representante da OCB-SESCOOP/PA no evento.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.